Como vimos, o ciclo PDCA é uma ótima ferramenta de gestão para quem deseja desenvolver a melhoria dos processos de forma contínua. Ele pode ser utilizado tanto em uma ação específica dentro de uma área, como em um setor inteiro e, até mesmo, em toda a empresa.
PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.
O engenheiro Walter Shewhart foi o criador do método do Ciclo PDCA, nos anos 1920. Mas o modelo do Ciclo PDCA foi se tornar famoso apenas nos anos 1950, principalmente no Japão, graças ao professor americano William Deming. Ele é considerado o pai do controle de qualidade nos processos produtivos.
Desvantagens. O segredo de um bom uso do PDCA é o planejamento e a análise. Dessa forma, se a empresa ignora essas fases do ciclo, toda a implantação pode fracassar, não trazendo nenhum resultado benéfico para o negócio. Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo, assim como o ambiente empresarial é volátil.
Os ciclos PDSA (Plan-Do-Study-Act) ou PDCA (Plan-Do-Check-Act) são ferramentas de melhoria contínua. Seguindo as quatro etapas prescritas, orienta o processo de raciocínio para dividir a tarefa em etapas e, em seguida, avalia o resultado, aprimorando-o e testando novamente.
Por isso, dizemos que PDCA significado poderia bem ser entendido como melhoria contínua porque parte da premissa que para resolver um problema é preciso entender aquele problema, avaliar a situação atual e definir ações que devem ser executadas.
O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade. ... O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem: P: do verbo “Plan”, ou planejar.
O PDCA permite que a empresa se adeque com relativa rapidez às mudanças exigidas por seus mercados e exibidas nos indicadores. Assim, ações de correção e melhoria podem ser tomadas de acordo com a velocidade em que o ciclo é executado, sempre com a certeza de se estar tomando decisões racionalmente embasadas.
Segundo o ciclo PDCA, como definido por Deming, podemos afirmar que seu uso permite a criação de um método simples, racional e aplicável a qualquer atividade da indústria.
O Ciclo PDCA é um método muito utilizado na empresas por ter a função de garantir que a mesma organize seus processos, não importando a sua natureza. Para isso cada processo da empresa passa por quatro fases: Planejar, Fazer, Verificar e Agir. ... É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas no processo.
Como muitos sabem, a origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, engenheiro americano e que foi o introdutor do controle estatístico para o controle da qualidade. Mas os fragmentos que lhe deram origem se desenvolveram ao longo de, pelo menos, 300 anos de pensamento filosófico.
De qualquer forma, um ponto é unanimidade: a qualidade como conhecemos hoje só surgiu por causa da segunda guerra mundial. ... foi logo substituído pelas “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart que, então, trabalhava na Western Eletric, por volta de 1920.
O ciclo PDSA pode ser utilizado em qualquer etapa do DMAIC (ou do PDCA) quando o objetivo for gerar algum conhecimento. Outra diferença importante é que no PDCA, a fase de checagem implica apenas na ação de questionamento comparativo entre os resultados obtidos e a expectativa sobre eles na etapa de planejamento.
PDSA, também introduzido por Deming, surge a partir da necessidade de aprendizado e melhoria de um produto ou processo, essa ferramenta veio complementar o que já existia no PDCA, pois ela propõe que seja feito um processo de estudo em pequena escala com o objetivo de desenvolver o aprendizado e a geração de um novo ...
Deming
O ciclo PDCA foi criado na década de 20 por Walter Andrew Shewart, um físico norte-americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade. ... O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem: P: do verbo “Plan”, ou planejar.