A função cerebral é extensivamente lateralizada. Atividades visuais, táteis e motoras do lado esquerdo do corpo são controladas predominantemente pelo hemisfério direito e vice-versa. Funções complexas específicas manifestam-se dos dois lados, mas são controladas principalmente por um hemisfério (dominância cerebral).
lobos temporais
O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
A grande função do sistema límbico nos seres humanos é coordenar as atividades sociais que possibilitam a manutenção da espécie através de sua vida em sociedade. As emoções e sentimentos só são possíveis através do funcionamento do sistema límbico.
Um hemisfério cerebral é definido como uma das duas regiões do cérebro que são divididas pelo plano mediano do corpo. Desta maneira, o cérebro pode ser dividido em hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito.
Movimento. O telencéfalo controla as funções motoras voluntárias. Estas funções têm origem na área motora primária e noutras áreas corticais responsáveis pelo planeamento do movimento, como a área pré-motora e a área motora suplementar.
“Criando esses exercícios, com a mão direita e com a mão esquerda, para que o cérebro pudesse ser estimulado integralmente. Todas as áreas, todos os hemisférios, direito e esquerdo”, conta Luciana. O nosso cérebro funciona assim: os destros - os que usam a mão direita - estimulam mais o lado esquerdo do cérebro.
Como estimular os dois lados do cérebro: 2 – Desafie-se Tente realizar tarefas que ampliem a sua área de conforto. Inscreva-se em um curso de idioma, aprenda um novo idioma, etc. Crie oportunidades para que você possa ultrapassar barreiras e estimular o seu cérebro.
Existem exercícios e brincadeiras que já conhecemos, como palavras-cruzadas, xadrez e sudoku que possuem um papel muito importante para o cérebro. Eles estimulam a capacidade de raciocínio rápido e lógico. Leitura e escrita diárias são exercícios também fundamentais para o processo de criatividade.
Para equilibrar o cérebro emocional e o racional, o primeiro passo é identificar qual o seu lado predominante. Se você é uma pessoa mais racional, é possível desenvolver seu lado emocional por meio de poesia, pintura, meditação e prática musical.
As redes neurais criativas Essa última rede tem uma função-chave, ao fazer uma ponte entre o mecanismo de geração de ideias e o de avaliação destas. ... "O cérebro criativo está conectado de uma maneira diferente, e as pessoas criativas são mais capazes de ativar sistemas cerebrais que tipicamente não funcionam juntos."
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.