O nascimento do primeiro bebê concebido via fertilização in vitro aconteceu no dia 25 de julho de 1978, 40 anos atrás na Inglaterra.
Em 1975, cientistas do Reino Unido começaram a tentar a fertilização "in vitro" (FIV). ... Desde então, processos para auxiliar a reprodução in vitro vêm se desenvolvendo. Em 1983, começou a ser aplicada a ultra-sonografia transvaginal -usada em diagnósticos- para aspirar óvulos pela vagina, sem perfurar o corpo da mulher.
Robert Edwards
Tanto no caso de adiamento dos planos de maternidade, técnica indicada para mulheres chamada preservação social da fertilidade, como o congelamento de óvulos e espermatozoides devido a tratamento oncológico, a FIV é indicada. Só ela oferece boas taxas de sucesso nesses casos.
A estimativa dada pelos médicos é que a chance de um teste positivo logo na primeira tentativa de inseminação artificial varia de 15% a 20%. Porém, tais chances podem variar de acordo com cada caso, por isso é de extrema importância que esse casal procure por uma clínica especializada para tal tratamento.
A Fertilização In Vitro é uma técnica que consiste na coleta dos gametas para que a fecundação seja feita em laboratório e depois na transferência desses embriões de volta para o útero materno. O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e foi trazido ao Brasil em 1983.
A punção de óvulos é a coleta dos óvulos produzidos após a estimulação ovariana de uma paciente. Ela é a segunda etapa da Fertilização in Vitro (FIV), tratamento realizado em mulheres que estão com dificuldades de engravidar e precisam recorrer à Reprodução Assistida para realizar o tão desejado sonho da maternidade.
Ao longo da vida fértil, a mulher libera cerca de um a três óvulos por ovulação, porém, apenas um deles pode vir a se tornar o folículo dominante.
De forma simplificada, podemos dizer que os folículos antrais são as capsulas que guardam os óvulos. Quando dizemos que a mulher nasce com uma reserva ovariana de 1 milhão de óvulos, na realidade estamos falando de folículos, que potencialmente podem ser óvulos, mas na maioria das vezes não será.