É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão.
O que não se pode fazer: Lançar-se sobre a bola quando ela está parada ou rolando pelo chão. Recuar a bola para o goleiro da sua equipe quando ele estiver dentro da área. Tocar a bola com qualquer parte da perna abaixo do joelho. Dar mais do que três passos com a bola.
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha.
Resposta. É permitido ao goleiro Tocar a bola com qualquer parte do seu corpo enquanto numa tentativa de defesa, dentro da sua área de gol.
Além do caráter defensivo, podemos atribuir ao goleiro outras funções relevantes, entre elas uma grande responsabilidade na orientação tática de sua equipe, pois o seu posicionamento em quadra lhe oferece visão privilegiada podendo de forma segura orientar seus companheiros tanto nas atitudes defensivas como também nas ...
O goleiro é considerado fora da área de gol tão logo qualquer parte de seu corpo toque o solo no lado de fora da linha da área de gol; 5:4Sair da área de gol com a bola e jogá-la de novo no área de jogo, se ele não tiver o completo controle da mesma.
No handebol há diversos tipos de arremesso, os principais tipos são : Com rolamento. Com queda. Arremesso com apoio parado.
É PERMITIDO, lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. É PROIBIDO, segurar a bola durante o máxio de três segundos, mesmo ela estando no chão.
Dentro de campo os jogadores só podem utilizar a mão e os braços pra defender , entretanto o goleiro pode usar todos os membros do corpo !
Apenas o goleiro pode entrar na área de gol. Quando um jogador de linha toca com qualquer parte do seu corpo a linha que delimita a área de gol, está caracterizada a invasão.
Resposta. Não. Ele só pode pegar dentro de sua área.
TIRO DE META – Para realizar a cobrança, o goleiro ou outro jogador da equipe deve posicionar a bola dentro ou sobre a linha da pequena área e chutá-la ou passá-la com um único toque; ... Se um atleta, de qualquer time, tocar a bola antes que ela saia da área, a cobrança é invalidada e deve ser feita novamente.
Resposta. olha se o goleiro usar a mão é cobrado Falta para o time adversario,se o goleiro usar o pé ele tem 4 segundos para descidir oq fazer,lembrando se ele passar da linha do meio de campo nao é feito mais a contagem.
– Cartão vermelho: caso o jogador acumule dois cartões amarelos por indisciplina ou receba diretamente o cartão vermelho, ele será expulso da partida e sua equipe permanecerá desfalcada de um atleta em quadra durante dois minutos. Após o tempo decorrido, poderá colocar um substituto em quadra.
A equipe que tiver um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador ou até sofrer um gol, após um isso um outro jogador deve completar a equipe, o jogador expulso não poderá mais retornar a partida.
O jogador expulso estará definitivamente excluído e não poderá retornar nem permanecer no banco de reservas e proximidades. 3. Quando a equipe em inferioridade numérica, no decurso dos 02 (dois) minutos após a expulsão, sofrer a marcação de um gol, poderá a mesma recompor-se de um jogador imediatamente.
No futsal quando um jogador recebe o cartão vermelho e é expulso da partida, o mesmo deverá se retirar de quadra. A equipe ficará com um jogador a menos em quadra pelo tempo de 02 minutos cronometrados ou até que a equipe sofra um gol.
Se um jogador cometer uma falta sancionável com uma advertência ou uma expulsão, seja dentro ou fora do campo e jogo, contra um adversário, um companheiro, o árbitro, um árbitro assistente ou contra qualquer outra pessoa, será castigado conforme a natureza da falta cometida.
Durante uma partida, um jogador que o juiz considere necessário advertir disciplinarmente poderá receber uma advertência (indicada com um cartão amarelo) ou expulsão (indicada por um cartão vermelho).
Após uma equipe cometer as 5 (cinco) faltas acumulativas, em cada período do jogo, os tiros livres indiretos, previstos na regra 12, passarão a ser cobrados como tiro livre direto sem direito a formação de barreira, sem levar em consideração o tipo de infração cometida, podendo ser assinalado um tento, diretamente na ...
Falta da equipe – Se uma equipe cometer num período, um total de cinco faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres. Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
Um destas mudanças foi referente à Regra 14 – Faltas Acumulativas, que limitou para cinco o número limite de faltas coletivas em cada tempo de partida, sendo a equipe infratora penalizada com tiro livre direto sem o direito da utilização da barreira.
Verificado por especialistas De certa forma, as faltas acabam resetando ao fim do primeiro tempo. Uma vez que a equipe tenha cometido mais de cinco faltas, ao árbitro, então, pedirá um tiro livre direto na marca de 10 metros do gol sem barreira ou de onde teve a última falta.
Este tipo de infração acontece no futsal, quando a equipe ultrapassa o limite de 5 faltas coletivas, a partir da sexta falta, não há colocação de barreira e o chute é direto para o gol.
9- A partir da 6ª falta acumulativa ocorrendo infração, punível com tiro livre direto, na meia quadra da equipe infratora, no espaço entre a marca de 10 (dez) metros e a linha da área penal, o jogador que for executar o tiro livre poderá optar pela permanência da bola no local da infração ou colocá-la na marca indicada ...