A química está presente nos fenômenos fundamentais para o funcionamento do organismo humano, como a respiração e a digestão. Além disso, é fundamental para gerar inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico.
As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.
A Química Orgânica estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico.
A Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do elemento carbono com propriedades características.
Na química orgânica, existem 16 funções: Hidrocarboneto, Álcool, Fenol, Ácido Carboxílico, Aldeído, Cetona, Éster, Éter, Haleto orgânico, Haleto de ácido, Amina, Amida, Nitrocomposto, Nitrila, Ácido Sulfônico e Composto de Grignard. As funções em destaque são as mais cobradas de Química Orgânica no ENEM.
Tem mais depois da publicidade ;) Substâncias orgânicas: possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono; Substâncias inorgânicas: não possuem o carbono como principal elemento de sua composição.
A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, trataremos dele separadamente.
Exemplos de Lixo Orgânico
No solo, a presença da matéria orgânica pode ser dividida em três constituintes: biomassa viva de microorganismos, resíduos frescos e parcialmente decompostos, e húmus (matéria orgânica em estágio de decomposição avançado). A principal fonte de matéria orgânica para o solo tem origem vegetal.