crossorigin="anonymous">
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Para calcular a Concentração Mássica de uma solução dividimos a Massa do Soluto pelo Volume da Solução. No exemplo seguinte, preparam-se duas soluções, utilizando a mesma quantidade de solvente (água), mas diferente quantidade de soluto (aroma de morango).
Concentração de soluções
O corpo humano é formado por 7 octilhões de átomos e possui aproximadamente 10 trilhões de células; confira curiosidades. Se você nunca ouviu falar no termo octilhões, preste atenção neste número: 7.(são 27 zeros à direita)./span>
1023 átomos (número de Avogadro), o que significa que 1 mol de qualquer substância contém 6,02 . 1023 entidades. A partir dessas informações, surgiu o conceito de massa molar (M), que é a massa, em gramas, de um mol de substância (elemento, íon, etc.).
1023 átomos (número de Avogadro), podemos simplesmente dividir a massa molar da substância pela constante de Avogadro para descobrir a massa em gramas de um átomo de qualquer elemento químico. Essa é a massa de um átomo de hélio.
ÁTOMO – GRAMA • Peso atômico de um elemento tomado em gramas. Um átomo-grama de um elemento químico contém 6,02 * 10²³ átomos desse elemento. substância relacionada com a unidade de massa atômica u, ou seja, é igual a soma dos pesos atômicos de todos os átomos constituintes da molécula.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
Essa referência matemática indica a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo de um átomo.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
Para determinar-se a massa de um átomo ou molécula em gramas (g), divide-se o valor da massa molar pela constante de Avogadro....Exemplo para uma substâncias composta:
Multiplique a massa atômica relativa pela constante da massa molar.
246,48 G/MOL
Por isso, podemos dizer que a massa atômica, expressa em u, indica quanto a massa de 1 átomo de certo elemento químico é maior que a massa de 1 u. Sabe-se que 1 u é igual a 1,66054 . 10-24 g.
A massa atômica do Mg é 24 u. A massa atômica expressa em gramas é a massa de 1 mol de átomos de magnésio (Mg), ou seja: 6.
32,065 u
14,0067 u
Massa é uma propriedade física dos corpos e partículas, por isso, seu conceito está sujeito à forma como é medida. Uma de suas definições é a inércia, que mede sua resistência à aceleração, que surge a partir da aplicação de uma força.
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). ... A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.
A massa é a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo. No Sistema Internacional, a sua unidade é o quilograma (kg.).