Como escriturar um livro caixa?
Como preencher Livro Caixa do jeito certo?
Veja a seguir!
Os condomínios são isentos do pagamento de imposto de renda, e sendo assim, não fazem qualquer declaração.
É o livro no qual são relacionadas, mensalmente, as receitas e despesas relativas à prestação de serviços sem vínculo empregatício. A sua escrituração torna-se obrigatória para o contribuinte que pleitear deduzir as despesas pertinentes às receitas da respectiva atividade. O livro Caixa independe de registro.
O Livro Caixa é o livro no qual são registradas, mensalmente e em ordem cronológica, todas as receitas e despesas relativas ao trabalho não-assalariado [Autônomos], os titulares dos serviços notariais e de registro, e os leiloeiros.
São dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda: ... Portanto, as despesas com salários da recepcionista e da auxiliar, além do FGTS e INSS incidente sobre a folha de pagamento, podem ser deduzidas do Livro Caixa e, por isso, reduz o valor a pagar de IR.
Se você é um Dentista que atua como pessoa jurídica, precisará receber um informe de rendimentos da pessoa jurídica. Se você é um Dentista autônomo, que atua como pessoa física, deverá preencher o carnê leão.
Como declarar gastos odontológicos no imposto de renda? Você deve declarar os gastos na ficha de “Pagamentos efetuados” no código 26 - Planos de Saúde no Brasil. É necessário colocar o valor total pago do ano no campo “valor pago”, assim como o nome e CNJP da operadora do plano.
Como declarar despesas odontológicas no IR Devem ser comprovados com documentos originais que indiquem, no mínimo: Nome, endereço, CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço. A identificação do responsável pelo pagamento, bem como do beneficiário caso seja pessoa diversa daquela.
As despesas com psicólogo e fisioterapeuta são consideradas despesas médicas e podem ser deduzidas na Declaração de Ajuste Anual. Entretanto, não é possível a dedução dos gastos com a nutricionista, por falta de previsão legal.
Não é dedutível: Exames de DNA para investigação de paternidade; vacinas; lentes de contato; despesas com acompanhantes e valores pagos na prestação de serviços de coleta, seleção e armazenagem de células-tronco provenientes de cordão umbilical também não podem ser incluídos.
É possível deduzir do Imposto de Renda os seus próprios gastos com educação e os de quem você declarar como dependente.
É possível deduzir remédio no Imposto de Renda? Os remédios comprados diretamente em farmácias não poderão ser deduzidos do seu tributo – mesmo com prescrição médica – mas aqueles contidos em conta hospitalar poderão.
Consultas e internações hospitalares podem ser abatidas do IR, mas vacinas e remédios não são dedutíveis. Confira como fica para o exame do coronavírus. Quem teve despesas médicas no ano de 2020 pode deduzi-las do Imposto de Renda (IR).
Os principais gastos que podem ser deduzidos e usados para diminuir a base de cálculo do Imposto de Renda ou permitirem abatimento direto do imposto devido são: saúde, educação, pensão, doações, dependentes e previdência privada. As regras para cada item você conhece abaixo.