Assim como as outras Normas Regulamentadoras, o objetivo principal da publicação da NR 19 é garantir a saúde e segurança dos trabalhadores — nesse caso, dos envolvidos na fabricação, armazenamento e transporte de materiais explosivos.
Esta norma regulamentadora trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis (gases e líquidos) e combustíveis. ...
Conhecendo melhor a NR20
A Norma Regulamentadora 24 do Ministério do Trabalho e Emprego disciplina preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando a proteção à saúde dos trabalhadores.
A NR 23, nas disposições gerais, estabelece que todas as empresas devem possuir: proteção contra incêndio; saídas suficientes para a retirada rápida do pessoal em serviço, em caso de incêndio; ... pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos (neste caso incluem a brigada de incêndio).
A segurança contra incêndio deve ser entendido como um conjunto de medidas para prevenção, detecção e combate de um incêndio e sua consequente contenção ou extinção. A segurança contra incêndio faz parte das medidas de segurança física a serem adotados num estabelecimento.
A implantação da prevenção de incêndio se faz por meio das atividades que visam a evitar o surgimento do sinistro, possibilitar sua extinção e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Análise de Projeto Técnico de segurança contra incêndio.
8 dicas para proteger sua casa de incêndios e evitar acidentes
O que fazer durante um incêndio com fogo não controlável
Sistemas de Segurança Contra Incêndio: o que não pode faltar
Ao colocar muita água para ferver, ela pode borbulhar e transbordar, apagando o fogo. Se o cozinheiro não estiver atento, pode começar um vazamento de gás que pode gerar um incêndio. Óleo quente que fica muito tempo sendo aquecido pode pegar fogo. “É fundamental que não se jogue água na panela quando estiver em chamas.
6 Regras que salvarão sua vida em caso de incêndio em local...
Primeiros socorros em caso de Incêndio
Procedimentos para casos de incêndio
Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico. Se não conseguir em 5 segundos, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.
porque os electros da eletricidade pode interfirir com a água podendo ajudar na eletricidade e assim se tiver aguem perto da água pode morrer eletricultado.
Calcado nesses conhecimentos, concluímos que, quebrando a reação em cadeia e isolando um dos elementos do fogo, teremos interrupção da combustão. Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química.
Agora vamos conhecer os três métodos de extinção de fogo, são eles: Retirada do material combustível (RMC); Resfriamento e, abafamento.
Os combustíveis podem ser: Sólidos; Líquidos; ou Gasosos, E a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, então, combinar com o oxigênio. COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS A maioria dos combustíveis sólidos transforma-se em vapores e, então, reagem com o oxigênio.