Em 1902, Rollins propôs três maneiras de diminuir a exposição dos trabalhadores e pacientes à radiação: utilizar óculos absorvedores; encapsular os tubos de raios X em chumbo; limitar o campo de radiação à região de interesse clínico mediante o uso de materiais protetores.
Princípio Alara e proteção radiológica Isso se aplica quando pacientes que realizam exames como radiografia e tomografia computadorizada são expostos a baixas doses de radiação e pelo menor tempo possível, sem que isso prejudique a aquisição da imagem e, consequentemente, o diagnóstico médico.
O efeito de proteção contra radiação é devido ao alto peso atômico do chumbo e aos correspondentes núcleos pesados contidos nele. As folhas de chumbo de espessura variável são um escudo de radiação e um absorvedor de radiação.
Por último a blindagem, na qual consiste a grande maioria dos equipamentos de proteção radiológica. Barreiras de chumbo, concreto ou água fornecem proteção contra raios gama penetrantes, uma forma de radiação ionizante composta de pacotes de energia sem peso chamados de fótons.