Mas como saber quando procurar ajuda? Logo cedo, com poucos meses de idade, o bebê já é capaz de balbuciar e produzir sons como “ah” e “oh” e o ideal é que aos nove meses já tenha conseguido pelo menos esboçar alguma palavrinha como “mamã”.
O momento em que o bebê diz a sua primeira palavra é muito marcante para os pais. Esse instante mágico costuma ocorrer por volta dos 12 meses, mas aprender a falar é um processo longo que se inicia muito antes. O bebê aprende a falar ouvindo as vozes e sons ao seu redor.
"Meu filho ainda não fala"! Essa é uma queixa comum aos pais. O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, por problemas auditivos, neurológicos, genéticos, etc.
A seguir, listamos algumas dicas que você pode adaptar sem muito trabalho ao seu cotidiano:
No entanto, por volta dos 12 meses, o bebê começa a emitir mais sons e a tentar dizer as palavras que os pais ou pessoas próximas mais falam, aos 2 anos repete as palavras que ouve e diz frases simples com 2 ou 4 palavras e aos 3 anos consegue falar informações mais complexas como sua idade e o seu sexo.
Alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelas crianças que possuem esse quadro são: – Geralmente são bebês mais quietos e emitem poucos sons. – Apresentam dificuldade em produzir sons de vogais e consoantes. – Atraso na fala.