A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.
A água em excesso tende a escorrer durante a mistura ou, se a mistura for vedada, ela tende a subir para a superfície do concreto. ... Além disso, o excesso de água pode causar fissuras no concreto que surgem na retração durante o endurecimento da estrutura.
Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). A reação aquece o material, que se dilata.
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
Calçada de Cimento Colorido Fazer uma mistura com a seguinte proporção: 1 parte de cimento, 2 partes de areia media, 2 partes de brita. Exemplo: 10 latas de cimento, 20 latas de areia media, 20 latas de brita 1 lata de pigmento Pó Xadrez®.
É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água. O rendimento deste concreto é de 8 latas, 0,15 m ou 3 m de piso (5 cm de espessura) .