Farinha de chia/linhaça Seus benefícios são ainda melhor aproveitados quando a farinha é moída na hora - portanto, evite comprar as prontas em grande quantidade. Prefira comprar as sementes e triturá-las na hora do consumo. São boas opções para preparar pães, bolos, tortas e complementar pratos com salada e frutas.
A linhaça, aveia e farinha de amêndoas são alimentos integrais e ótimas opções para acompanhar vitaminas e saladas para receitas. A farinha de amêndoas, por exemplo, é uma rica fonte de energia, proteínas, vitaminas e nutrientes. Perfeita para substituir a farinha branca, criar bolos, doces e as mais variadas receitas.
Há várias alternativas para substituir a farinha clássica. São tantas que pode ser difícil entender para que elas servem. São encontradas facilmente em lojas de produtos naturais e algumas até em supermercados. Tem de banana-verde, berinjela, linhaça, coco, amêndoas.
Na culinária, a farinha de linhaça é um ingrediente nutritivo de várias receitas de doces e salgados. A farinha de linhaça pode ser adicionada à vitaminas, mingaus, sopas, panquecas, massas, pães, bolos, tortas, pizzas, biscoitos e aos muffins. Além disso, esse ingrediente é um ótimo substituto de ovo.
Para fazer a farinha de linhaça em casa, siga as instruções:
10 opções saudáveis para substituir a farinha de trigo
Procure aveia sem glúten no mercado ou em lojas de produtos naturais e biológicos e triture ela de acordo com a receita cima para conseguir receitas sem glúten.
farinha de trigo sarraceno
Quer eliminar a farinha branca da sua alimentação? Veja 5 opções para substituí-la
FARINHA DE TRIGO REFINADA (conhecida como farinha “branca”): obtida do grão já descascado, sem o farelo e o gérmen. Concentra apenas o amido do grão, que é pobre em nutrientes. Do refinamento, surgem 2 subprodutos: gérmen de trigo e farelo de trigo.
O consumo recorrente da farinha branca provoca um desequilíbrio da acidez do corpo humano, que deve manter-se ligeiramente alcalino. Além de enfraquecer o sistema imunológico, isso diminui as taxas de cálcio nos ossos e favorece condições como reumatismo, enxaquecas e osteoporose.
Alimentos ricos em farinha de trigo branca pode causar o aumento das taxas do colesterol ruim (LDL), em função da rápida liberação do hormônio insulina e do aumento do acúmulo de gordura no organismo. Além disso, taxas de colesterol altas aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.
Alimentos feitos com farinha branca (pães, bolos e pizzas, por exemplo) tendem a aumentar o colesterol e também não são indicados. Para ter uma dieta mais saudável, uma boa dica é dar preferência às farinhas integrais, que são fontes de fibras, vitaminas e nutrientes importantes.
Pães 100% integrais: não contém farinha branca processada (“farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”) na lista de ingredientes da embalagem do pão.