A igualdade ou isonomia material é mais ampla e atribuída todos os seres humanos que se encontrem nas mesmas condições. A igualdade ou isonomia formal, por sua vez, trata da igualdade dos indivíduos frente a lei, nos moldes do art. 5º da Constituição Federal.
Igualdade é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam que seja feita uma comparação. ... Juridicamente, a igualdade é uma norma que impõe tratar todos da mesma maneira.
De acordo com as relações sociais e culturais que são estabelecidas para as crianças desde o seu nascimento, elas vão identificando-se em determinado gênero, onde a família, a escola, a igreja e as demais instituições sociais vão influenciar nesse processo de construção de uma identidade de gênero.
Falar sobre gênero e sexualidade é parte da construção do respeito à diferença, uma criança que chega em casa e só conhece uma única forma de convívio com o outro, tem na escola a oportunidade de conhecer outros modos, que não necessariamente o preconceito e a violência com o que lhe é diferente.
Quando discutimos as desigualdades de gênero, é essencial fazer reflexões e análises dos processos sociais mais amplos que discriminam sujeitos em função de seu sexo.
Unesco defende a importância do ensino de gênero e sexualidade nas escolas. ... “A eliminação das desigualdades de gênero é determinante para a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa. Todos os estudantes têm o direito de viver e aprender em um ambiente livre de discriminação e violência”, disse.
A diferença biológica vai se transformar em desigualdade social e tomar uma aparência de naturalidade. As relações de gênero, refletem concepções de gênero internalizadas por homens e mulheres. ... Cada indivíduo encarna as relações sociais, configurando uma identidade pessoal, uma história de vida e um projeto de vida.
Gênero: Refere-se às relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais. O papel do homem e da mulher é constituído culturalmente e muda conforme a sociedade e o tempo.
INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE NOS GÊNEROS Ou seja, as características sexuais são representadas de forma diferentes de acordo com a construção social. E tal construção faz parte do processo histórico. Os sujeitos são influenciados desde os verdes anos por representações de gêneros que vão moldar arranjos sociais.