Se você pretende usá-los em pratos frescos e crus, não os branqueie. Pule o passo inteiro do branqueamento e vá direto para o congelamento. Pimentões verdes congelados crus têm uma textura mais crocante depois de descongelados. Porém, branquear é um processo importante se você pretende usá-los em pratos cozidos.
- Coloque os pimentões na assadeira, sem encostar uns nos outros. - Coloque no congelador e deixe de 30 minutos a uma hora. - Retire da assadeira e coloque num saquinho. Volte a guardar no congelador.
Coloque o pimentão na gaveta de legumes da geladeira. Ali ele continua fresco e crocante. Separe cada item o máximo possível. Se a gaveta estiver cheia de legumes e o pimentão ficar espremido, ele não vai durar muito. Não o coloque junto com frutas.
O método mais comum é o de mergulhar o alimento em água fervendo, retirá-lo e colocá-lo em um banho de gelo. Depois pode colocar pra congelar como nesse passo-a-passo.
Confira as dicas para acertar no passo a passo:
Lave e seque os tomates. Analise os tomates, eles devem estar sem machucados e manchas, também devem ser firmes. Tire o núcleo e corte em quatro. Coloque dentro de sacos bem fechados e leve para congelar.
Posso congelar o tomate em qualquer corte? Sim! o corte do tomate fica a sua total escolha, mas somente lembre-se que você vai ter de usá-lo daquela forma depois. ... Veja também que quanto menor o corte, maior vai ser a quantidade que você vai poder congelar em um mesmo recipiente.
"Tomates maduros devem ser armazenados de cabeça para baixo em temperatura ambiente de 2 a 3 dias para preservar a textura e o sabor. Já os verdes devem ser armazenados dentro de uma cesta de madeira ou vime para estimular o amadurecimento", diz.
Imagine colocar um tomate descongelado e cru na sua salada? NÃO DÁ CERTO! Porém, se você vai usá-lo para cozinhar algo, fazer um suco ou alguma outra coisa, tudo bem. Alimentos como pepinos, laranjas e melancias formam cristaizinhos quando congelados, o que deixa sua textura bastante estranha na hora de descongelar.
Se for congelar a carne pronta com o resto da marmita, prefira preparações com molho, cozidas, assadas ou grelhadas. Evite congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, macarrão sem molho, maionese, preparações com creme de leite e queijos cremosos.
1) Ovos: eles só não podem ser congelados na casca, sob o risco de explodirem. É preciso mexer (e você pode usar como ovos mexidos ou omeletes depois) ou separar a gema da clara em recipientes diferentes. Uma dica é acrescentar uma pitada de açúcar ou de sal nas gemas para que elas não fiquem muito espessas.
Para esclarecer melhor, vamos exemplificar as categorias incluindo os alimentos de forma balanceada na refeição que será congelada: CARBOIDRATOS: arroz, feijão, batata, mandioca, macarrão, farinhas, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico, milho, entre outros. Esse grupo requer um pouco de cuidado e atenção.
Congelar alimentos é uma solução prática, mas nem todos os produtos podem ir ao freezer.
Legumes que podem ser congelados:
Para isso, faz-se necessário que a comida, após ser submersa em água fervente, seja colocada em água com gelo, pois tal ação ajuda a conservar melhor o sabor e a cor dos alimentos. Após esse processo, você pode separar tudo em porções dentro de embalagens próprias e acondicionar, devidamente etiquetado, no congelador.
Para facilitar dia a dia, estão em alta as marmitas fit congeladas que você pode comprar ou preparar, para toda a semana....Sugestão de cardápio semanal saudável.
Para fazer, basta encher uma panela com água, que não cubra a marmita (precisa ficar com água até o meio da marmita), coloque a marmita tampada e leve ao fogo ou no forno. Se for levar ao forno, certifique de que a embalagem aguente a temperatura!
É possível congelar o creme de leite? “Sim. Mas o produto final, depois de descongelado, não será o mesmo. ... Como tem bastante gordura, o creme de leite pode absorver aromas e sabores dos alimentos que estiverem por perto no freezer e carregá-los para os pratos que forem feitos com ele.
Assim como o iogurte, o creme de leite, o leite e a maionese, o chantili não deve ser congelado, pois durante o descongelamento, a parte gordurosa se separa da líquida.
30 minutos
Cubra-a com um bolsa grossa para congelamento que possa ser vedada. Coloque a bolsa no freezer. Quando estiver congelado, retire-a de lá e despeje o creme em um recipiente de vidro fechado para evitar que o creme sacuda e derrame. Coloque em um bolsa resistente, vede-a e coloque-a de volta no freezer.
Conservação do Creme de Leite Coloque o conteúdo em um pote de vidro, cubra com filme plástico e tampe pressionando bem para que não fique sem ar. Então guarde na geladeira.
O leite pode ser descongelado em temperatura ambiente por 2 horas e depois levado a ferver.
O leite congelado pode ficar no freezer por até 4 meses, e para descongelar o recomendado é fazer isso lentamente na geladeira, porém se estiver com pressa coloque o leite em um panela e adicione um pouco de leite fresco e deixe o calor derreter aos poucos o seu leite congelado.
Sim, pode ser congelado, desde que esse congelamento seja feito no túnel de resfriamento rápido, e depois descongelado devagar em câmara fria a 10°C/7 a 10 dias.
Partindo do princípio de que o leite foi congelado fresco, seu frescor deve ser quase o mesmo depois de descongelado. Portanto, o leite pode ser consumido e usado em receitas até sete dias após o descongelamento.
Em primeiro lugar, é crucial congelar o leite que ainda está dentro de sua data de validade. Outra questão envolve o leite cuja caixinha já tenha sido aberta. ... Uma delas é nunca o congelar em uma garrafa de vidro, porque a bebida vai ter o volume aumentado. E o vasilhame pode não resistir e rachar.
15 dias
Armazenamento: O leite fechado pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e sem umidade, ao abrir o leite limpe bem a caixa e mantenha na geladeira em sua própria caixa, pois ela foi projetada para manter afastado as bactérias.
Diferenças entre os tipos de leite*