A vacina do tétano, também conhecida por vacina antitetânica, é importante para prevenir o desenvolvimento dos sintomas do tétano em crianças e adultos, como febre, rigidez do pescoço e espasmos musculares, por exemplo.
As mais comuns (dor, vermelhidão e induração) são relacionadas ao local de aplicação da vacina, que é intramuscular. Eventualmente, pode ocorrer febre nas primeiras 72 horas após vacinação. Reações alérgicas graves (anafilaxia) são raras.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza a todos os brasileiros a vacina da meningite tipo C, mas a mais ampla, do tipo ACWY, estava disponível apenas na rede particular. O sorogrupo, representado nas letras que denominam os tipos de meningite, retrata as diversas categorias de bactérias que causam a doença.
As vacinas contra meningite C A principal diferença entre as duas vacinas é que a oferecida pelo SUS contém proteção apenas contra a bactéria Neisseria meningitidis do grupo C. Já a “meningocócica conjugada ACWY” é quadrivalente e também oferece proteção contra os meningococos dos grupos A, W e Y, além do C.
O que previne: Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não causa infecção.
A sensibilidade no local da injeção pode ser severa a ponto de, nos bebês, causar choro ao manipular o membro onde recebeu a vacina. Nos adolescentes e adultos, pode resultar na incapacidade de realizar atividades normais do dia a dia.