A Fonética e a Fonologia são uma das partes da Gramática e tratam dos aspectos fônicos, físicos e fisiológicos de uma língua. A Gramática registra e descreve todos os aspectos das línguas.
Nas palavras com s, esta consoante pode aparecer no início, no meio ou no fim das mesmas. ... Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.
O que é fonema? Fonema é o som emitido toda vez que alguém pronuncia as palavras de uma língua. Nós produzimos sons, que se organizados formam palavras. O número de letras é igual ao número de fonemas.
Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora. Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema. Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.
Ela é de grande importância para o aprendizado da leitura e da escrita, porque facilita a descoberta do princípio alfabético, o princípio de que símbolos escritos (uma letra ou um grupo de letras – os grafemas) estão associados a fonemas (menor unidade da cadeia falada que permite fazer distinções semânticas).
A palavra IMPORTÂNCIA tem 11 letras e 9 fonemas: IM/P/O/R/T/ÂN/C/I/A. A palavra MILHARES tem 8 letras e 7 fonemas: M/I/LH/A/R/E/S. A palavra técnica tem 6 letras e 6 fonemas: T/É/C/N/I/C/A.
(D) Na palavra “executivo”, o “X” tem valor de /Z/, portanto com um só fonema: /EZECUTÍVO/. (E) Em “luxo”, o “X” tem valor fonético de CH, mas, como CH forma dígrafo, só há um fonema.
I - Pode-se entender que a resposta seja a letra B, pois as palavras sequer e ensino têm, ambas 6 letras e 5 fonemas, sendo, portanto “palavras … retiradas do texto, que têm o mesmo número de letras e de fonemas” (6 e 5).