Mãos a obra para renovar sua porta antiga!
Quando você lixar a porta é normal que levante bastante poeira. A lixa é importante tanto para portas que nunca foram pintadas quanto para aquelas que já receberam tinta. Passe em toda a porta e repita o processo se achar necessário. Uma lixa mais grossa pode ser interessante para madeira com tinta.
Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica.
Use a lixa fina para a superfície ficar com textura lisa. Atenção! Lixe a porta sempre no mesmo sentido, se possível, seguindo os riscos da madeira. Quando acabar de lixa a porta, passe um pano umedecido com água e sabão neutro e deixe secar por completo.
Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.
O ideal é que seja feita a preparação da madeira para receber o verniz para pintura, isto para portas, janelas, entre outras peças de madeira que receberam a superfície de verniz. Essa preparação incluir você lixar para que você possa tirar as imperfeições da madeira e deixar a superfície lisa para receber a pintura.
Essa etapa é fundamental para garantir boa aderência da tinta, durabilidade e, principalmente, bom efeito visual. Se você não lixar a parede antes de pintar, a tinta vai descascar em pouco tempo e o as deformações da cobertura da parede ficarão visíveis.
Você pode usar essas mesmas técnicas em diferentes cores, criando um efeito de madeira tingida. Se quiser um efeito de madeira nova, use tons claros de amarelo e marrom. Para imitar madeira mais madura, use tons médios, e para as velhas, escuros.
A escolha vai depender, na realidade, do seu objetivo e preferência, mas se você for pintar madeira exposta ao ar livre, a recomendação é o primer à base de látex, salvo a tinta necessite da aplicação de um à base de óleo.
O fundo preparador para madeira é um dos produtos usados no processo de preparação de superfícies como mobiliários e paredes feitos em madeira. Ele deve ser aplicado antes da tinta, verniz, esmalte sintético, stain ou massa corrida.
Para se pintar madeira, as tintas mais procuradas são as tintas látex, à base de água, os esmaltes ou ainda os vernizes com acabamento fosco ou com brilho. A tinta látex é muito utilizada em artesanato. Caso seja usada em moveis, precisará da cobertura de algum verniz para protegê-la da umidade e luz do sol.
Pintar com tinta guache sobre um suporte de madeira pode ser uma ótima experiência se você gosta de trabalhar com muitas camadas e cores.
tinta esmalte
Você pode sim pintar um MDF utilizando a tinta guache, porém não ficará com a mesma qualidade. ... Existem 3 ótimas tintas para você pintar o seu MDF, uma delas é o latex PVA que é fácil de aplicar, excelente para iniciantes, a tinta acrílica e a tinta spray ou automotiva.
A pintura no caixote de feira pode ser feita com o uso de inúmeras tintas, como a tinta acrílica, a tinta látex, o esmalte ou a tinta spray, e o mais recomendado para um bom resultado é lixar bem cada peça antes de começar a pintura.
Depois de limpar o caixote de madeira, comece a pintar com o pincel, use tinta ou verniz à base d'água, assim você não precisa mexer com solvente para limpar o pincel! Dê uma demão começando por dentro do caixote e depois por fora, assim fica mais de manipular o caixote de madeira.
Uma das dicas é lixar bem o caixote, para retirar farpas e deixar a madeira bem lisa para aplicar a pintura. Em seguida para uma boa pintura o ideal é aplicar duas ou três demãos de tinta PVA ou tinta látex na cor branca, para dar um fundo na peça.
Use a lixa mais grossa nos caixotes de feira, principalmente onde a madeira estiver mais danificada. Em seguida, use a lixa mais fina para dar o acabamento. Depois de tirar o pó com um paninho é hora de envernizar a peça. Se preferir, pode pintá-la com tinta para madeira.
3 – O próximo passo é lixar os caixotes com lixa para madeira nº 100, que retira as imperfeições e, depois, com lixa para madeira nº 180, que dá o toque final.
Quando tiver os caixotes, é hora de começar a reforma: * Certifique-se de que a peça está bem seca; * Lixe a madeira para retirar farpas (inclusive entre as frestas); * Se deseja um acabamento rústico, passe apenas uma demão de verniz, que é para garantir a conservação da madeira.
Empilhe três caixotes de feira e procure fixá-los bem um no outro, para não cair. Em seguida, coloque rodinhas na parte inferior do móvel. Pronto! Você tem um lindo suporte de frutas para decorar a sua cozinha.
Seja como porta-coisas, gavetas ou afins, eles são super práticos para deixar o ambiente mais em ordem. Dá também para fazer outros objetos de decoração, como banquinhos, camas para animaizinhos, criado-mudo, sapateira, dentre outras coisas.
Decoração com Caixote: 5 ideias para se inspirar
Um dos usos mais comuns para os caixotes de feira na cozinha, é transformá-los em armários e nichos, que ajudam a deixar a cozinha mais organizada. Nestas horas eles podem ser usados para deixar cada item em seu lugar, como pratos, xícaras, utensílios domésticos, e muito mais.