Também chamados de Tigres da Segunda Geração, os novos tigres são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Os dois últimos também costumam ser chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos.
Os Tigres Asiáticos apresentam uma elevada industrialização, com setores de ponta, alta renda per capita, distribuição de renda, bem como um baixo índice de analfabetismo, entre outras características.
- Produção de mercadorias de alta competitividade no mercado internacional; ... - Condições favoráveis para a criação e funcionamento de empresas: mão-de-obra disponível de baixo custo ( salários baixos) e capacitada, boa infraestrutura, direitos trabalhistas flexíveis e baixo custo de produção.
Durante a década de 1970, Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan passaram a ser conhecidos como Tigres Asiáticos, em razão da alta industrialização e agressividade administrativa. ... Além disso, esses países (exceto Coreia do Sul) adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais.
Economia. Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. ... Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata.
Objetivo: Integrar os países asiáticos, visando o fim das barreiras alfandegárias e desenvolver novas tecnologias no processo competitivo que toma conta do mundo atual.
1- A China apresenta uma forma de desenvolvimento singular que combina socialismo com economia de mercado e constitui o centro dinamizador do "crescimento econômico asiático". Ela permite vislumbrar uma alternativa possível ao modelo norte-americano.
O que os tigres asiáticos produzem? Apesar dos quatro países receberem a denominação de tigres asiáticos, eles não são um bloco econômico ou agrupamento comercial. Cada um deles tem particularidades em seu setor econômico. A Coreia do Sul, por exemplo, possui empresas que fabricam desde navios até produtos eletrônicos.
Economia dos Tigres Asiáticos Na primeira fase, a indústria contava com trabalhadores que recebiam baixos salários e contavam com mínimas condições trabalhistas. ... A segunda fase é marcada pela depressão econômica a partir da década de 1990.
Estados Unidos e Japão, foram os que mais investiram, porque viam nesses países dos tigres asiáticos uma estratégia para expandir o capitalismo.
São considerados fatores importantes para o desenvolvimento dos tigres asiáticos: