Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes.
Tiamina (B1) Quando mais acentuada, gera sintomas de neuropatias, disfunções cardiovasculares e cerebrais. Pode causar encefalopatia de Wernicke, doença que pode evoluir para alucinações, distúrbios da memória de curto prazo e confabulação. Sua reposição em excesso é eliminada pela urina.
A fadiga pode ser o primeiro sintoma. Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.
*São as vitaminas hidrossolúveis as que têm função de coenzimas ou fazem parte de moléculas de coenzimas. Tiamina é também conhecida como vitamina B1. Tiamina é rapidamente convertida em sua forma ativa, tiamina pirofosfato, TPP, no cérebro e no fígado por uma enzima específica, tiamina difosfotransferase.
Tanto a D2 quanto a D3 são formas inativas da Vitamina D. A forma ativa é calcitriol. A vitamina D é essencial para a nossa saúde visto que ela é uma das responsáveis pela homeostase dos níveis de cálcio nos ossos e sangue.
Tiamina (Vitamina B1) O pirofosfato de tiamina serve como coenzima na formação ou degradação de α-cetóis pela transcetolase e na descarboxilação oxidativa dos α-cetoácidos.
A forma ativa da vitamina B1, tiamina pirofosfato (TPP), é um cofator indispensável para certas enzimas que atuam no metabolismo de carboidratos e aminoácidos. Sua biossíntese se dá pela formação independente de suas partes componentes pirimidina e tiazol.
Este medicamento é destinado ao tratamento e prevenção de Beribéri, síndrome de Wernicke-Korsakoff, neurites e polineurites (como tratamento adjuvante), necessidades aumentadas de vitamina B1 (gravidez, amamentação, pessoas idosas), neurites e cardiomiopatia causadas por consumo excessivo de álcool.
O uso da Vitamina B1 - Tiamina trás os seguintes benefícios para o organismo: