Em presença de luz, as moléculas de gás carbônico e de água reagem entre si, produzindo glicose e o oxigênio. Entre os átomos que compõem a molécula de glicose fica armazenada a energia que a planta vai utilizar para crescer e que será consumida pelos demais seres vivos.
A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
a fotossíntese
Apenas alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético.
Respiração com ou sem oxigênio Já a grande maioria dos seres vivos (todos os animais, vegetais, muitas espécies de fungos e bactérias) realizam a respiração aeróbica, ou seja, necessitam do oxigênio para que ocorra a reação de respiração celular.
Todos os animais, protozoários, fungos e algumas bactérias são seres heterotróficos. Esses organismos não são capazes de realizar fotossíntese e, por isso, devem alimentar-se de outros seres.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
- Onívoros: são animais que se alimentam de tudo, comem vegetais e também outros animais. Esse tipo de alimentação lhe parece familiar? Isso mesmo! Nós somos animais onívoros, assim como o porco, o lobo-guará, o jabuti, suricatos, entre outros.
Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal. Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista.
Onívoro. Aqui estão incluídos aqueles que comem de tudo, seja de origem vegetal ou animal.
Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos…). Os animais granívoros alimentam-se de grãos (galinhas, pombas, rolas, papagaios, piriquitos, canários…). Os animais insectívoros alimentam-se à base de insectos (aranha, sapo, morcego, camaleão).
Os animais herbívoros são seres adaptados para comer seres vivos autótrofos, ou seja, que produzem seu próprio alimento, como folhas, algas, frutas e algumas bactérias e fungos. Por conta disso, também são animais com algumas partes do corpo adaptadas para a ingestão de vegetais, como a boca e o estômago.
Os seres vivos são classificados como autotróficos e heterotróficos, em relação ao tipo de alimento. Dessa forma, podem ser considerados como autotróficos, pelo fato de que são capazes de produzir o próprio alimento, como é o caso de vegetais e alguns tipos de cianobactérias.
Resposta:Eles se alimentam de seres autótrofos. O processo digestório é de forma extracelular.
A energia que necessitamos nós buscamos nos alimentos que comemos,essa energia é liberada quando o alimento se combina com o gás oxigênio,ocorre a combustão semelhante a queima de um combustível ,com formação de água e gás carbônico e produção de calor que mantém a temperatura constante nos animais homeotérmicos.
A energia química é liberada no organismo através do metabolismo dos nutrientes absorvidos pelo sistema digestório, e a quantidade de energia contida em um alimento é medida através da energia obtida pela sua queima e é conhecida por valor calórico.