O lóbulo da orelha se localiza na porção inferior da orelha. O lóbulo auricular é uma prega de pele e tecido adiposo sem tecido cartilaginoso que tem um bom suprimento de sangue4,5.
No âmbito da genética, o lóbulo solto das orelhas é uma característica condicionada por um alelo dominante; o homozigótico recessivo, por sua vez, tem os lobos presos. No caso de um heterozigótico, aquele que expressa a sua informação é o dominante, ou seja, o alelo para o lóbulo solto.
1. Pequeno lobo. 2. [ Anatomia ] Parte inferior da orelha humana, de tecido mole.
As orelhas possuem essa anatomia de concha justamente para que consigam captar o som e levar direto para o seu canal auditivo.
A cirurgia de orelha, ou otoplastia, é uma cirurgia plástica realizada para mudar a aparência das orelhas do paciente, podendo ser para estética ou reparadora.
Ter orelhas de abano costuma ser um trauma na vida de uma criança, principalmente na idade em que elas começam a reparar umas nas outras. Elas se caracterizam por uma malformação das orelhas e surgem devido à rotação anterior do pavilhão auricular.
Na média, as orelhas variam de 5,5 a 7,5 cm de altura e de 3 a 4 cm de largura. Sendo considerado normal 2 cm de distância do crânio, medida a partir da metade da orelha. Existe desde o grau mais leve até o mais grave de alterações nas estruturas que compõe as orelhas, que podem levar à sensação de orelha grande.
Orelhas consideradas esteticamente normais tem até 7 cm de comprimento desde a ponta até o lóbulo. Acima de 7cm é considerada macrotia, mas temos a cirurgia para a redução, com ótimos resultados. Quantos centímetros tem a sua?
A orelha normal tem uma curvatura que segue e lá em cima divide em duas cristas. Quando tem um plano só, ou seja, a bordinha da orelha não faz a curva e não acaba nas duas cristas, é uma orelha de abano. Outro caso de orelha de abano é quando ela cresce na concha, ou seja, nessa parte de cima.
Segundo especialistas, a orelha de abano é o problema estético mais comum em crianças e gera situações desagradáveis na infância, como bullying na escola e apelidos. O método mais tradicional de correção é a otoplastia, uma cirurgia que pode ser feita em crianças acima de sete anos que custa cerca de 15 mil reais.
Aposte no corte médio Para aumentar o volume na ponta das orelhas, o ideal é desfiar o cabelo nas laterais e puxar os fios para frente. Se o seu cabelo for cacheado, melhor! Os cachos, mesmo desfiados, vão sobrepor suas orelhas sem deixar que elas fiquem escapando para fora do cabelo.
Se o bebê fica deitado com a as orelhas dobradas, elas ficam com a cartilagem deformada conforme o tempo vai passando. E também é importante trocar o lado que o bebê dorme, ora deitado do lado direito, ora do lado esquerdo para não “amassar” a cabeça do bebê e assim deixa-la torta de um lado.
Para muitos, dar uma palmada ou puxar a orelha dos filhos quando se comportam mal, entre outras formas de castigo corporal, é uma maneira eficaz de educá-los, contribuindo para o controle e a disciplina.
Felizmente, a orelha de abano tem uma solução definitiva: trata-se da otoplastia, a cirurgia plástica corretora que pode ser feita em adultos e crianças e resolve de vez esse problema.
O procedimento de aplicação do aparelho é feito no consultório médico, em apenas poucos minutos, geralmente com o bebê dormindo. Os suportes e moldes são trocados aproximadamente a cada 2 semanas e, após 4 a 6 semanas, as orelhas terão um formato normal.
Os médicos dizem que moldes de silicone estão entre os métodos mais eficientes para corrigir a "orelha de abano". O procedimento, que deve ser feito sob supervisão e aconselhamento médico, no entanto tende a ser mais eficaz quando a abertura ou deformidade é leve a moderada.
6 informações para cuidar melhor das orelhas do recém-nascido
Se o bebê fica puxando as orelhas, além de ser possível ser algum problema no ouvido, pode ser porque ele simplesmente descobriu que tem orelhas! Ou também pode ser porque estão nascendo os primeiros dentes. Tem bebês que puxam as orelhas por causa dos dentinhos. Neste caso, um mordedor pode ajudar.