A essência do marketing pode ser resumida em três grandes princípios. O primeiro identifica o objetivo e a tarefa do marketing; o segundo, a realidade competitiva do mercado; e o terceiro, os meios principais para alcançar os dois primeiros.
Philip Kotler explica que Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
O surgimento e a evolução de algumas mídias sociais revolucionaram a maneira como o marketing é feito na internet. Sites e aplicativos como o Facebook, Instagram e LinkedIn, além de proporcionar maior engajamento com os clientes, ajuda na geração de dados para criação de melhores estratégias e segmentação de campanhas.
Há quem diga que a história do marketing teve início há quase seis séculos com a invenção da prensa tipográfica de Gutemberg. Ela revolucionou a comunicação ao tornar possível a produção e a distribuição de textos em massa, ampliando o acesso a esse tipo de conteúdo.
Os anos 90 foram marcados pelo aumento da concorrência, o que fez com que o cliente passasse a ter mais opções e ser um pouco mais exigente. Nesse cenário, surgiu o Marketing 2.
Em 1957 realizou-se o I Congresso Brasileiro de Propaganda. Nessa década ainda, o termo Marketing foi traduzido para mercadologia, quando surgiram os primeiros movimentos para implantação de curso específico em estabelecimentos de ensino superior.
Era preciso vender a qualquer custo, e os grandes aliados para isso eram os outdoors, os jornais, as revistas, passando pelo rádio com a primeira transmissão em 1920, e a televisão, que, a partir de 1940, levou o marketing mundial para um outro nível.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J.
O termo “marketing pessoal” só surgiu, de acordo com os especialistas, a partir da década de 1960, juntamente com a ideia trazida pelo marketing de marcas, produtos e serviços.
Marketing 1.
O avanço da tecnologia trouxe um poder de comunicação muito forte, fazendo com que as pessoas busquem uma relação quase pessoal com as marcas. Nesse contexto, fazer o uso correto das redes sociais e outras ferramentas tecnológicas faz toda a diferença ao se relacionar com o cliente.
A primeira grande era do Marketing surgiu logo após a Revolução Industrial e é conhecida como a Era dos Produtos. Neste contexto, a grande importância das empresas era em relação ao grande número produtivo, sem se preocupar com variedade ou desejos.
O Marketing surgiu então como uma comunicação vertical, ou seja, que não possui troca de informações, e focado somente no produto. O mercado consumidor era visto como “compradores em massa com necessidades físicas”. ... Antes não existia a preocupação de mostrar ao consumidor qual era a marca por trás de um produto.
Em tempos de retração do mercado, o marketing é o princial aliado das empresas para alavancar o crescimento, fidelizar clientes e alcaçar a rentabilidade do negócio, pois o marketing da um direcionamento a empresa por meio de suas analises e pesquisas oferecendo um produto/serviço ideal ao mercado e não oferecer ao ...