O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.
São quatro exemplos de objeto o cofre de ferro, o anel de ouro, o diamante lapidado e a escrivaninha de madeira. O objeto é a manipulação de uma matéria a fim de que se obtenha um corpo com utilidade instrumental ao ser humano.
Significado de Objeto substantivo masculino Toda coisa material que pode ser percebida pelos sentidos. ... Tudo o que se oferece ao espírito, que o ocupa: objeto de preocupação. Assunto de uma área do conhecimento: o objeto da filosofia.
Um objeto é um elemento computacional que representa, no domínio da solução, alguma entidade (abstrata ou concreta) do domínio de interesse do problema sob análise. Objetos similares são agrupados em classes. No paradigma de orientação a objetos, tudo pode ser potencialmente representado como um objeto.
O que é um objeto em Java? Uma entidade que possui estado e comportamento é conhecida como um objeto, por exemplo, cadeira, bicicleta, marcador, caneta, mesa, carro, etc. Pode ser física ou lógica (tangível e intangível). O exemplo de um objeto intangível é o sistema bancário.
Todos objetos têm identidade própria e são distinguíveis. Uma classe de objetos descreve um grupo de objetos com propriedades (atributos) similares, comportamento (operações) similares, relacionamentos comuns com outros objetos e uma semântica comum. Por exemplo, Pessoa e Companhia são classes de objetos.
Denomina-se objeto a um elemento percebido pelos sentidos e que se difere do subjetivo. Na ciência, o objeto se refere ao aspecto da realidade levado em consideração por este tipo de conhecimento.
Em física, um corpo (algumas vezes chamado apenas de objeto) é a coleção de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de basebol pode ser considerada um objeto, mas ela também consiste de muitas partículas (partes de matéria).
A filosofia escolástica distingue objeto material e formal. O objeto material seria um ente material palpável ao qual se dirige o sujeito. O objeto formal seria o aspecto comum de uma faculdade, ciência ou virtude que seja apreendido explicita ou implicitamente, um aspecto especial (formal), em um todo considerado.
Motivo ou causa: 2 motivo, causa, agente, motor. Objetivo: 3 objetivo, propósito, intuito, intenção, intento, desígnio, finalidade, fim, alvo, mira, escopo, fito.
Sinônimo de algo
2 troço, treco, trem, negócio, parada, joça, porcaria, cena. Exemplo: Que coisa é essa que você tem aí? Algo velho ou com pouco valor: 3 bugiganga, quinquilharia, bagulho, cacarecos, cacaria, tralha, tralhada, tareco, traste.
substantivo feminino [Antigo] Coisa; tudo o que existe de maneira real ou abstrata. Forma preferencial e mais usada: coisa. Etimologia (origem da palavra cousa). Do latim causa ou caussa.ae.
Os substantivos femininos coisa e cousa existem na língua portuguesa e estão corretos. São palavras sinônimas. Coisa é a forma preferencial. Cousa tem um uso muito mais reduzido e, embora se pense que é uma palavra de português arcaico, não é, encontrando-se ainda viva no idioma.
Significado de Asperidade substantivo feminino Aspereza. Provações; penitência; rigores.
substantivo masculino De um modo oblíquo; de viés: olhava de soslaio a vizinha. [Gramática] Frequentemente utilizado na locução: de/em soslaio. Etimologia (origem da palavra soslaio). Do espanhol soslayo.
Inclinação oblíqua; revestrés. EXPRESSÕES De soslaio : de esguelha, de lado, de través, de viés; em soslaio. Em soslaio : V de soslaio .
De uma maneira oblíqua; obliquamente. Olhos de Esguelha. Olhos tortos; os olhos da pessoa que olha de maneira obliqua.
substantivo masculino Ato ou efeito de relancear, de dirigir rapidamente o olhar. locução adverbial De relance ou num relance. Do modo rápido; rapidamente, momentaneamente: só consegui ver o vestido de relance.
Significado de Relancear verbo transitivo Dirigir rapidamente o olhar; olhar de relance.
1. Brilhante, claro. 2. Que vê, compreende ou exprime claramente.
Trata-se do olhar, o olhar de esgueio. Há que se observar se a pessoa está olhando feio ou olhando amorosamente.