A turbidimetria é um método que se baseia na detecção óptica de soluções coloidais ou de partículas muito pequenas suspensas em um líquido.
A principal diferença entre nefelometria e turbidimetria é que na nefelometria a luz difundida ou seja aquela que atravessa a solução é medida, enquanto que na turbidimetria a luz não difundida (a absorvida) é medida. Também chamado teste ou ensaio imunoenzimático.
Funcionamento. A turbidimetria é determinada graças a um sistema ótico que mede a absorbância de um raio luminoso que atravessa a suspensão. ... A nefelometria (inverso da turbidimetria) se baseia na diminuição da intensidade pela difusão da luz causada pelo espalhamento da radiação por partículas em suspensão.
Método de análise em que se compara a nebulosidade que se forma quando se reúnem dois reagentes com outra nebulosidade idêntica, formada por substâncias previamente pesadas.
A técnica mais utilizada é a imunoturbidimetria (IT), que se baseia na formação de um complexo antígeno-anticorpo, utilizando um anticorpo específico para a albumina humana(4). As mudanças de kits ou métodos muitas vezes se fazem necessárias na rotina do laboratório clínico.
A eletroquimioluminescência (ECL), utiliza a emissão de luz que é modulada aplicando-se adequadamente potenciais de oxidação ou redução a um eletrodo imerso em soluções contendo moléculas emissoras de radiação, por exemplo, complexos de rutênio, na forma Ru(bpy) 2+3.
CA 125 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo e que pode servir como um marcador tumoral para cânceres de ovário e endométrio, além de um indicador da presença de tumores em órgãos como fígado, pulmão, mama, reto e estômago. Este exame não necessita de agendamento.
Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil, especialmente, para o diagnóstico do câncer de ovário. As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença.
O que pode ser o resultado alterado. O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.
Um nível de CEA em elevação constante é, em geral, o primeiro sinal de recorrência do tumor. Níveis aumentados de CEA podem indicar algumas condições não relacionadas a cânceres, como inflamação, cirrose, úlcera péptica, colite ulcerativa, pólipos retais, enfisema e doença de mama benigna.
Assim, os valores de CEA no sangue considerados normais são: Em fumantes: até 5,0 ng/mL; Em não-fumantes: até 3,0 ng/mL.
CEA – Antígeno Carcinoembriogênico - R$30,60 à vista - Labi Exames.
A presença de quantidades baixas da proteína CA 19-9 são normais, mesmo em pessoas saudáveis, no entanto, valores superiores a 37 U/mL geralmente indicam que algum tipo de câncer se está desenvolvendo.
Alfafetoproteína - R$27,90 à vista - Labi Exames.