Existem dois grandes troncos de línguas indígenas no Brasil, o Tupi e o Macro-Jê, além de famílias linguísticas que, por não apresentarem graus de semelhanças suficientes, não podem ser agrupadas em troncos, a saber: karib, pano, maku, yanoama, mura, tukano, katukina, txapakura, nambikwara e guaikuru.
São obras abertas, inacabadas, se fazendo constantemente” (id. ibid.: 302). Tais saberes peculiares, que consistem em processos, modos de fazer e outros protocolos diferentes, constituem o que denominamos Etnosaberes.
A indicação da raça/cor dos alunos no Censo Escolar 2005 será feita a partir das fichas de matrículas, preenchidas no inicio do ano letivo. Essas fichas devem conter espaço para a auto-declaração de raça/cor do aluno, segundo determinação da Portaria Inep/MEC nº 156 de 20 de outubro de 2004.
Um desses documentos é a autodeclaração racial, destinada para candidatos pretos, pardos ou indígenas....Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário:
Os critérios de raça são autodeclaratórios, ou seja, pretos, pardos e indígenas não precisam apresentar documentos para comprovar sua etnia.
Assim como no Sisu, a comprovação de raça é autodeclaratória, assim como no censo realizado pelo IBGE. Ou seja, o próprio candidato declarará qual é a sua raça. Para estudantes com algum tipo de deficiência, será preciso apresentar um documento com o CID do candidato durante a matrícula.
1 - ASSALARIADOS