A coagulação intravascular disseminada é um quadro clínico no qual pequenos coágulos sanguíneos se formam por toda a corrente sanguínea e obstruem pequenos vasos sanguíneos. O aumento da coagulação exaure as plaquetas e os fatores de coagulação necessários para controlar hemorragias, causando hemorragia excessiva.
Etiologia: condições clínicas associadas à CIVD As doenças infecciosas, em particular a septicemia, são as mais comumente associadas à CIVD. Apesar de virtualmente qualquer microorganismo (como vírus e parasitas) desencadear a síndrome, as infecções bacterianas são as mais freqüentemente associadas à CIVD.
da Faculdade de Medicina UFMG, Mestre em Ginecologia- Obstetrícia. A Síndrome de Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) é caracterizada por alte- ração das vias de ativação e controle da coagulação sanguínea gerando acúmulos de fibrina na micro-vasculatura, com consumo de plaquetas e fatores de coagulação.
A Coagulação Intravascular Disseminada – CIVD é definida como uma síndrome adquirida, caracterizada pela ativação dos mecanismos da coagulação induzida por diferentes fatores desencadeantes, levando a formação e à deposição de fibrina intravascular.
A coagulação intravascular disseminada (CID ou CIVD), também chamada de coagulopatia de consumo, é um processo patológico no corpo no qual o sangue começa a coagular por todo o corpo. Isso diminui o número de plaquetas e fatores de coagulação do corpo, existindo, paradoxalmente, um risco aumentado de hemorragia.
Sobrevivência: bebês nascidos de 23 semanas têm taxa de sobrevivência entre 15% e 40%. Com 25 semanas é em torno de 55% a 70%. Prognóstico: aproximadamente 30-40% destes bebês vão desenvolver-se normalmente, sem grandes problemas de saúde ou deficiências.
Apesar do bebê estar mais apertado dentro da barriga, a mãe ainda deve perceber que ele se mexe, pelo menos, 10 vezes por dia. Se o bebê nascer com 31 semanas ainda é considerado prematuro, mas tem boas chances de sobreviver, se nascer agora.
O bebê mede aproximadamente 39 cm e pesa cerca de 2 kg.
Às 31 semanas de gravidez o seu bebé já faz xixi (água) treinando o seu aparelho urinário para depois do nascimento. Os pulmões ainda não estão completamente amadurecidos, continuando a desenvolver-se. Poderá sentir que o bebé se mexe menos, é natural, devido à falta de espaço no útero.
Agora que está no terceiro trimestre de gravidez, você começará a ter contrações de Braxton Hicks. Elas são diferentes das contrações pré-parto e não são motivo para alarme.
Sintomas com 31 semanas de gestação Com 31 semanas de gestação a mulher pode apresentar sintomas como dor na região da bacia, prisão de ventre, dor na região das costelas e perda de fôlego. Este último sintoma pode acontecer devido ao fato do bebê empurrar o diafragma em direção aos pulmões.
SEMANA 31 – 2º dia Você já notou sua barriga ficando dura de vez em quando? Muitas vezes nem é a barriga toda, mas só uma parte. São as chamadas contrações de treinamento, que embora possam ser incômodas, são inofensivas.
Está grávida de 31 semanas – já só faltam 63 dias! - Semanas de gravidez - SAPO Lifestyle.