Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena). Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
Músculos peniformes, que são em forma de pena no arranjo de seus fascículos: semipeniforme, peniforme ou multipeniformes. Músculos fusiformes têm a forma de fuso (ventre grosso arredondado e extremidades afiladas).
Mas, normalmente, os músculos penados apresentam fibras de ambos os lados de um tendão. Este músculo é denominado de bipenado. O músculo reto femural é um exemplo de músculo bipenado. Caso este tendão se ramifique dentro de um músculo penado, o músculo é denominado multipenado.
Policaudados. São os músculos que possuem 3 ou mais inserções. Exemplo: o músculo flexor dos dedos. Outra forma de classificação dos músculos é quanto à quantidade de ventres musculares que eles apresentam, com tendões situados de forma intermediária separando esses ventres musculares.
Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura.
A sinergia é um importante componente na contração muscular. Esse fenômeno se caracteriza pela contração de um músculo ao mesmo tempo que os músculos agonistas, cuja ação sinérgica se dá na forma de sinergia verdadeira e acessória.
Significado de Sinergista adjetivo Que se refere, pertence ou é próprio ao sinergismo, doutrina protestante que defende o livre-arbítrio como único caminho para a busca da salvação, da graça divina.
a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.
Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.
O tônus muscular é o estado de repouso dos músculos que auxilia na postura corporal para cada movimento. Se ele está em estado de completo relaxamento, o músculo leva mais tempo para começar a contrair e dar início ao movimento.
Tónus muscular ou tônus muscular AO 1990 é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos.
Suplementos para o ajudar a ganhar músculos