Resposta. Os rios tinham grande importância na Mesopotâmia pois quando acabava a época da cheia nos rios( tigre e eufrates ) as terras que foram banhadas por eles ficavam muito férteis assim facilitando no plantio.
Olá! Bom, na mesopotâmia houve a criação de sistemas irrigatórios e de drenagens. ... Outro ponto é a localidade e facilidade de locomoção na Mesopotâmia por ter bastante rios na região. Esse fator dos rios ajudava na troca e comércio de vários produtos.
Explicação: A Mesopotâmia ficava localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e foi graças aos rios que os povos mesopotâmicos puderam desenvolver a agricultura e a pecuária, pois os rios deixavam o solo fértil. Com o solo fértil e a disponibilidade de água, o homem começou a plantar e a criar animais.
“As primeiras civilizações começaram a se fixar ao longo de rios, consequentemente esses rios não eram só para o abastecimento da sociedade, mas também na questão do arado, porque a importância de algunas nas suas cheias, como o Nilo, Tigres e Eufrates, foram importantes para a sobrevivência do homem.
Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica… ... É a vazão do rio que é mais amplamente distribuída sobre a superfície da terra e fornece o maior volume de água para consumo no mundo.” (SHIKLOMANOV, 1998, p.
O assoreamento consiste na deposição de sedimentos gerados pela erosão das margens do rio ou de suas áreas de entorno. ... Sem essa vegetação, os impactos da água dos rios e das chuvas sobre os solos é maior, gerando as erosões e o consequente transporte e acúmulo de sedimentos.
Toda a energia da cadeia alimentar vem dos seres produtores, que utilizam a energia solar para produzir biomoléculas, através da fotossíntese, e os animais se alimentam das plantas.
Às margens dos rios, lagos, represas ou nascentes, a mata ciliar acompanha o tortuoso caminhar das águas. Assim como os cílios de nossos olhos - referência para o nome desse tipo de vegetação -, a cobertura nativa serve para garantir proteção. No caso das águas, contra o assoreamento.
O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas “sequestram” o CO2 (dióxido de carbono) e refrescam a atmosfera.
As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.
As árvores trazem os elementos naturais e os animais silvestres para sítios urbanos, o que aumenta a qualidade de vida dos moradores. As árvores alteram o ambiente em que vivem, pois abrandam extremos climáticos, melhoram a qualidade do ar, reduzem o escoamento superficial da água de chuva e abrigam animais silvestres.
10 Benefícios das árvores para as cidades e pessoas: