A força eletromotriz (FEM) corresponde a todo o potencial elétrico que pode ser produzido por um gerador. Ao ser ligado em um circuito, parte da energia gerada é dissipada em forma de calor em decorrência da formação de uma corrente elétrica em seu interior.
CORRENTE X TENSÃO = POTÊNCIA É da "força" com que as cargas elétricas são empurradas num fio e da sua quantidade que depende a quantidade de energia que um circuito pode receber em cada instante, ou seja, sua potência elétrica.
Quando um átomo ganha elétrons, fica com excesso de carga negativa: temos um íon negativo. Quando temos um movimento ordenado de partículas com carga elétrica, dizemos que temos uma corrente elétrica. Quando um átomo tem vários elétrons, esses elétrons estão a distâncias diferentes do núcleo.
A lei de Ohm afirma que, para um condutor que for mantido a uma temperatura constante, a razão entre a tensão e a corrente elétrica é uma constante. Essa constante é chamada de resistência elétrica. A figura acima representa uma lanterna, cujo circuito elétrico é composto de uma pilha, uma chave S e uma lâmpada L.
Tensão elétrica ou diferencial de potencial (ddp) é a diferença de potencial entre dois pontos. ... Com isso, pode-se concluir que a tensão elétrica é a quantidade de energia que um gerador fornece pra movimentar uma carga elétrica durante um condutor.
Corrente elétrica é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. ... Portanto esse desequilíbrio de cargas entre dois corpos revela que ambos têm um potencial elétrico diferente, ou seja, existe uma diferença de potencial elétrica.
A diferença de potencial (d.d.p.), também chamada de tensão, é definida como o trabalho necessário para que uma carga se desloque de um ponto A para um ponto B, quando imersa em um campo elétrico. Para que um aparelho elétrico funcione, é preciso que exista uma d.d.p. entre seus terminais. ...