Você sabe quais são os 7 fatores de textualidade e como eles estão ligados às competências do ENEM?
A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Significado de Coerência substantivo feminino Ligação de um conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico. Característica daquilo que tem lógica e coesão; nexo.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.
Coesão Textual A coesão é resultado da disposição e da correta utilização das palavras que propiciam a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto. Ela colabora com sua organização e ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.
1. Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida).
São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto. Ela está relacionada com os sentidos da redação, ou seja, com os recursos que garantem à escrita maior inteligibilidade e organização argumentativa.
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão textual e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área. A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos.