A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.
Resposta. A seguir a resposta! Foi destruido pelos militares do governo,que na sua 4° tentativa de eliminar os povos de canudos,foi vitorioza e matou todos os sertanejos de canudoa. FOI O GOVERNO QUE DESTRUIO CANUDOS.
Antônio Conselheiro não aceitava algumas leis da Constituição de 1889, como por exemplo a permissão do casamento civil, pois na sua visão o casamento deveria ser exclusivo de religiosos, e era contra também a cobrança de impostos exigida pelo governo.
Antonio conselheiro era um homem religioso que pregava movimentos messiânicos,( acreditando ser um enviado por deus ), por todo nordeste com fim de juntar seguidores , e leva-los a um lugar onde poderiam viver livre, dos impostos, e da falta de interesse da República Oligárquica.
A guerra teve como principal líder o monge José Maria de Santo Agostinho e aconteceu na região do Contestado, que ficava na fronteira entre Santa Catarina e Paraná, sendo disputada pelos dois Estados. Oficiais do Exército Brasileiro em Porto União, região do Contestado.
Antônio Vicente Mendes Maciel