Dessa forma, o livro é dividido em três partes: “A terra”, em que a flora, relevo e clima do sertão nordestino são descritos; “O homem”, em que se descreve o sertanejo a partir de uma visão determinista, atrelada ao naturalismo; e “A luta”, quando o narrador relata, em detalhes, a Guerra de Canudos.
Ele é importante pois relata fatos da literatura de cordel que é parte da própria literatura,é a cultura do sertão,por isso que ele é importante na literatura brasileira.
Os sertões é uma obra de Euclides da Cunha, publicada em 1902. O autor, que era jornalista, foi enviado aos sertões da Bahia para cobrir a Guerra de Canudos que ocorria no final do século XIX. Assim, seu objetivo era descrever o local, as pessoas e os conflitos que estavam acontecendo.
Euclides da Cunha
“Os Sertões” é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902. A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.
A OBRA. Em Os sertões, Euclides da Cunha usou uma linguagem grandiloquente e rica em termos científicos, apresentou nessa obra, no qual o tema principal é a Guerra de Canudos, um verdadeiro retrato do Brasil no fim do século XIX, discutiu problemas que transcendem o conflito que ocorreu no interior da Bahia.
1902
Quais são as três divisões do livro ̃, de Euclides da Cunha, e sobre o que é cada uma delas? (A) Primeira parte: escravidão, fala sobre o que o povo daquela região era submetido; segunda parte: o povo, fala quem era o povo daquela região; terceira parte: a luta, que narra vários dos ataques a Canudos.
Resposta. Aborda a Terra na primeira parte , falando do aspecto , da paisagem e da geografia do Sertao . Na segunda parte , fala do homem , da sua aparencia e que apesar disso é um forte . Na terceira parte fala da luta , da Guerra de Canudos , que na verdade é um luta contra o descaso político no sertao da Bahia .
Paulo e transmitia as mensagens por meio de telégrafo. Quatro dias antes do fim da guerra, Euclides deixou Canudos e conseguiu reunir material para elaborar Os Sertões, sua obra mais renomada e reconhecida. ... Os Sertões foi publicado em 1902, cinco anos após o fim do conflito no sertão da Bahia.
Bom, as principais características das obras de Euclides da Cunha vinham do Pré-Modernismo, que eram o pessimismos e a crueldade que existia em relação ao homem sertanejo, aos nordestinos. Foram também a diferença do estilo de vida que levavam as pessoas que viviam na região litorâneas para quem viva no sertão.
Denomina-se sertanejo o habitante desses limites, ser humano sem fronteiras na força e na coragem, ilimitado na sua constante busca por dias melhores em meio às intempéries da natureza e do abandono dos governantes.
O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contacto entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça, a dos sertanejos. O vaqueiro nordestino, baiano, piauense ou cearense encarna o sertão.
Significado de Sertanejo adjetivo Originário do sertão; que vive no sertão. Próprio do sertão.
O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contato entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça. Ao se estabelecerem no interior, os donos dos currais, deixavam o gado solto e não respeitavam os direitos dos indígenas que ali viviam. ...
É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. ... O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste.
- Principais cidades localizadas na região do sertão nordestino: Fortaleza (CE), Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE), Juazeiro (BA), Casa Nova (BA), Caririaçu (CE), Patos (PB).
A falta de chuvas na região do semiárido nordestino faz diversas cidades enfrentarem a pior seca dos últimos 30 anos. Segundo o governo as pessoas ainda não passam fome, mas já passam necessidade. As plantações e animais estão morrendo e falta água potável.
Para o debate e melhorias, apresenta-se resumida coletânea de soluções já existentes: acesso à terra e à tecnologia ao pequeno produtor; construção de açudes, cisternas e barragens; poços artesianos; abertura de poços tubulares; implementação da agricultura irrigada; investimento em "chuva sólida"; implementação de ...
Fome e miséria: as principais consequências da seca Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino.
Outro fator que provoca a seca do Nordeste é a pouca força que algumas massas de ar úmido possuem. ... Apesar dessa série de eventos climáticos naturais que parecem conspirar para caracterizar a aridez da região nordestina, o motivo principal para as secas é, sem dúvida, político.
As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.