Entalpia é a quantidade de energia contida em uma determinada substância que sofre reação. A energia interna é a soma das energias potencial e cinética dos átomos e moléculas que o constituem.
Representada pelo símbolo "delta H", a variação de entalpia indica que a quantidade de calor foi liberada ou absorvida, sempre a uma pressão constante em uma reação química. ... Caso a entalpia final seja maior que a inicial ela sempre será positiva, visto que ocorreu uma reação endotérmica, isto é, absorveu calor.
Em reações endotérmicas (endo significa “para dentro”), em que há absorção de calor, a energia total do sistema aumentará. Isso significa que a entalpia dos produtos será maior que a entalpia dos reagentes (HP > HR), portanto, a variação da entalpia será positiva (? H > 0).
∆H = HP - HR A realização do cálculo da variação da entalpia permite identificarmos se a reação é endotérmica ou exotérmica. Se o resultado for negativo, a reação será exotérmica; já se o resultado for positivo, a reação será endotérmica.
Nas reações exotérmicas há liberação de calor, por isso a entalpia dos reagentes é maior que a entalpia dos produtos, sendo a variação da entalpia negativa. A variação de entalpia de solução será exotérmica se a soma da entalpia reticular com a entalpia de hidratação der negativa; e será endotérmica, se der positiva.
Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
A termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estado físico que envolvem trocas de calor. A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.