Foram revoltas rurais no período as Guerras de Canudos e do Contestado, o fenômeno do cangaço e a revolta de juazeiro.
O messianismo desenvolveu-se em áreas rurais pobres que reagiram a miséria. Seus componentes Básicos eram: a religiosidade do sertanejo e seu sentimento de revolta contra a miséria , a opressão e as injustiças das republicas dos coronéis.
Entre as alternativas, a Revolução Praieira é a única que não aconteceu durante a Primeira República. Esse acontecimento deu-se entre 1848 e 1850, portanto, no Segundo Reinado, e foi motivado pelas disputas entre as oligarquias de Pernambuco pelo poder da província.
A REPÚBLICA VELHA NO BRASIL O primeiro período vai de 1889 a 1894, chamado de República da Espada, foi o período dominado pelos militares. Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político fazendo com que esse regime se tornasse impopular entre as elites do Brasil. ... Isso marcou o início da Primeira República Brasileira.
Para entender o que foi a República Velha, é necessário saber que ela se divide em duas fases: República da Espada e República Oligárquica....O que foi a República Velha?
Desde que teve início, o Brasil República passou por cinco diferentes fases: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República.
Brasil República
Esse período foi marcado pela reorganização da estrutura política do país e costuma ser dividido em duas fases: a “República da Espada”, de 1889 a 1894, e a “República Oligárquica”, de 1894 a 1930.
Tomados os anos de 1920 a 1928 a indústria paulista crescera à elevada média anual de 6,6% (e o resto do Brasil a 3,3%). ... Por outro lado a dimensão da indústria, da acumulação financeira, do mercado interno e da própria urbanização, impuseram ampla diversificação à estrutura industrial.
A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.
Durante o período colonial, de 1500 a 1822, desenvolvem-se no Brasil múltiplas atividades econômicas de subsistência e de exportação. ... Destacam-se então as monoculturas exportadoras de cana-de-açúcar, algodão e tabaco e a mineração de ouro e diamante, ramos em geral baseados na grande propriedade e na escravidão.
A economia brasileira no século XIX foi marcada pelo fato de o país ser um centro periférico agroexportador, porém essa economia voltada para o mercado externo permitiu que fossem estabelecidas no Brasil condições para que se fortalecesse o seu mercado interno.
Dentre os fatos importantes da história do Brasil durante o século XIX estão: chegada da família real portuguesa ao Brasil (1808), Independência do Brasil (1822), Promulgação da 1ª Constituição do Brasil (1824), Dom Pedro I deixando o trono (1831), Início da Guerra dos Farrapos (1835), Dom Pedro II assumindo o trono ( ...
A atividade econômica que ganhu destaque durante o século XIX foi a produção de café. Entre outras características deste cultivo, podemos identificar o uso da mão de obra escrava como principal recurso humano empregado.
Durante o século XVIII, as atividades econômicas tornaram-se mais diversificadas. Destaca-se a ocupação do interior do território, principalmente com a mineração e a presença da pecuária no sul do país, neste caso para a produção de carne, abastecendo a região sudeste.
As duas principais mudanças econômicas ocorridas no século XIX foram o avanço da industrialização e a expansão do método capitalista de produção, com o consequente desenvolvimento do socialismo científico.