Uma delas seria o próprio investimento econômico violento em construções de estádios e edificações para realização destes eventos, onde muitas vezes não há a devida necessidade, ocasionando em desperdício de fontes econômicas que poderiam ser investidas em demais áreas escassas, como a saúde, a educação, dentre outras, ...
O que estamos chamando de Esporte - Espetáculo é o desporto praticado no alto rendimento, que é reproduzido para o esporte educacional e para o participativo, com competições esportivas organizadas, esquemas intensivos de treinamento, relações mercantis, reproduzido por diferentes meios de comunicação, assalariamento ...
Inicialmente observou-se a interação da sociedade com o esporte reportando-se para a compreensão de como o Esporte-Espetáculo influencia determinado segmento social, estabelecendo conexões entre os meios de informação, o Esporte-Espetáculo e a Educação Física Escolar, sobretudo, em crianças e adolescentes no seu ...
A mídia atua na formação e disseminação da visão do esporte que é passada atualmente para a sociedade: o esporte como espetáculo, como possibilidade de ascensão sócio-econômica (entenda-se melhoria da qualidade financeira e status social), como mercadoria e consumo.
Assim, o esporte, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, passou a ter conotações mercadológicas. ... O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social.
Os esportes se manifestam por meio de difusões, os realces da mídia, essas são destacadas por campeonatos, nacionais e internacionais, copas, em especial, Copa do Mundo de Futebol, as Olímpiadas e Paralimpíadas, além de demais competições de inúmeros outros esportes e semelhantes, ou seja, o esporte tem total relação ...
COMPREENDENDO O SURGIMENTO DO ESPORTE ESPETÁCULO. O esporte, na segunda metade do século XX, assumiu grande relevância social. Para muitos praticantes, esse fenômeno representava uma forma de status e, principalmente para as classes menos favorecidas, era o meio mais rápido de ascensão social.
Resposta: A evolução do esporte até tornar-se “espetáculo” aconteceu de forma “natural”, pois, no sistema capitalista, um fenômeno aceito e incorporado tanto pela classe trabalhadora quanto pela classe dominante não poderia passar despercebido.
Isso faz com que o esporte seja da mídia em especial da televisão começam com a ênfase dada a falação esportiva, que tem como característica informar e atualizar as pessoas dos bastidores do mundo esportivo, contar histórias dos atletas e clubes, criarem expectativas para conquistar adeptos e aumentar a audiência.
A expressão “jogo limpo” tornou-se tão popular, que quase todos os países desenvolveram um equivalente em sua própria língua. Tanto que o fair play, expressão americana para jogo limpo, é mundialmente reconhecido como um dos princípios básicos dos direitos humanos.
O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta". O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo. Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital.
O Manchester City foi punido em fevereiro, depois de ter cometido "sérias violações" às regras de licenciamento de clubes e fair play financeiro, segundo a UEFA.
Conduta Ética exalta o Espírito Esportivo Está em evitar desentendimentos durante a competição e respeitar seu adversário, inclusive quando ele foi melhor que você naquele dia. ... Um grande exemplo de fair play no esporte aconteceu em uma maratona na Espanha, em 2012.
Seguir a ética no esporte deve ser um compromisso, com postura pautada nas regras morais da sociedade e da prática desportiva na qual atua. É preciso ser um modelo de conduta tanto para a equipe quanto para a torcida, e até mesmo para os adversários. Assim, o atleta se tornará um exemplo a ser seguido pela sociedade.
O “Fair-Play” pode ser entendido como uma postura elegante dos participantes de uma competição esportiva, na qual se insere o respeito, a honestidade, a lealdade, a aceitação das regras vigentes e, principalmente, do entendimento de que os oponentes são apenas adversários esportivos e não inimigos mortais, sejam eles ...
Etica no esporte é atitudes de respeito pelo outro, e pela formação dos atletas que são orientados a uma ética de convivência que valorize a dignidade da própria atividade esportiva. A atitude ética, antes de tudo, é o dever de cada desportista de não fazer distinções, diferenciações ou discriminações de pessoas.