5 dicas para melhorar o capital de giro de sua empresa
O capital de giro permite realizar o melhor controle das finanças em seu negócio, isso porque é possível analisadas as contas a pagar ou receber. ... Para isso, é preciso obter um capital de giro de modo em que possibilita o seu investimento e também o funcionamento das atividades da empresa sem afetar a saúde financeira.
É importante considerar que o capital de giro é a parcela resultante da diferença entre o dinheiro que a empresa tem disponível e o dinheiro que deve ser utilizado para quitar as dívidas, sejam elas compostas por despesas fixas, gastos necessários para a comercialização e prestação de serviços, ou outros gastos extras.
Importância do capital de giro na crise O capital de giro é aquele dinheiro que faz a empresa girar, quase literalmente. ... Ele garante que a empresa se mantenha durante a crise, em um cenário de incertezas, sem a necessidade de recorrer a empréstimos em um primeiro momento.
Além disso, outros dos pontos positivos da Gestão de Capital de Giro está em uma capacidade de negociação da empresa em relação aos prazos de pagamento e da possibilidade de antecipação do pagamento de dívidas, vez que o maior controle sobre o fluxo financeiro o permite.
Com uma administração eficiente e eficaz dos estoques permite proporcionar melhores resultados. A organização adequada dos produtos estocados garante melhor aproveitamento do espaço físico, preservação da qualidade, redução dos custos e obtenção do retorno sobre o capital investido.
Garante a saúde financeira do negócio O capital de giro permite pagar as contas de curto prazo e manter o caixa positivo. Ou melhor, possibilita suprir as necessidades operacionais e manter a saúde financeira. ... Além disso, facilita o controle do fluxo de caixa, o monitoramento dos resultados e os relatórios financeiros.
Quais são os tipos de capital de giro?
Os processos que envolvem a estruturação do capital de giro se baseiam nos pilares: planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração de passivos.
O capital de giro positivo geralmente indica que uma empresa é capaz de saldar seus passivos de curto prazo quase imediatamente. O capital de giro negativo geralmente indica que uma empresa não pode fazê-lo.