Matemática. Poliedros (do latim poli — muitos — e edro — face) são figuras tridimensionais formadas pela união de polígonos regulares, na qual os ângulos poliédricos são todos congruentes. A união desses polígonos forma elementos que compõem o poliedro, são eles: vértices, arestas e faces.
Poliedros são sólidos geométricos limitados por polígonos. Os poliedros são classificados em pirâmides ou prismas, que são variações da mesma definição. ... Os poliedros são tridimensionais, por isso, é possível observar profundidade neles, além da largura e comprimento.
Em um poliedro, duas faces nunca estão no mesmo plano, mas estão no mesmo espaço. Cada uma dessas faces é um polígono.
Os nomes dos poliedros convexos dependem do número de faces:
O Poliedro é um sólido geométrico que possui todas as faces planas. Enquanto que os Não-poliedros são sólidos que têm pelo menos uma superfície curva, como por exemplo: o cone, o cilindro e a esfera.
Os chamados não-poliedros são sólidos geométricos que apresentam como característica fundamental ao menos uma superfície curva....Não-Poliedros
Poliedros. Os poliedros são sólidos geométricos limitados por regiões planas poligonais. Assim, não existe um poliedro que não possua em sua superfície mais exterior uma parte não plana. ... Os prismas são poliedros formados por duas bases poligonais congruentes e paralelogramos “fechando” o sólido.
Existem apenas cinco poliedros regulares convexos, que são também chamados de “Sólidos Platônicos” ou “Poliedros de Platão”. São eles: tetraedro, hexaedro (cubo), octaedro, dodecaedro, icosaedro. Tetraedro: sólido geométrico formado por 4 vértices, 4 faces triangulares e 6 arestas.
Tem mais depois da publicidade ;) À esquerda, temos o prisma, que é um poliedro formado por duas faces poligonais (dois pentágonos) e todas as suas faces laterais são paralelogramos. À direita, temos a pirâmide: um poliedro que possui apenas uma base poligonal (um pentágono) e cujas faces laterais são todas triângulos.
As características comuns entre os poliedros a seguir são: bases retangulares, mesma quantidade de vértices, faces e arestas, fórmula do volume e nome. Vale lembrar que um prisma possui duas bases paralelas. ... Ou seja, o volume de cada sólido é calculado da mesma forma.
Esfera: 1 face, 0 arestas, 0 vértices. Cone: 2 faces, 1 aresta, 1 vértice.
Podemos identificar retângulos e triângulos. Os prismas e as pirâmides são duas figuras geométricas distintas. Enquanto o prisma possui duas bases, as pirâmides possuem uma base apenas.
Chamamos de formas geométricas objetos que possuem um conjuntos de pontos na sua formação. ... As formas geométricas planas são estudadas pela geometria plana e as formas não planas são estudadas pela geometria espacial. As formas planas são dispostas em um plano qualquer e as formas não planas são dispostas no espaço.
Uma figura plana nada mais é que uma região plana fechada por segmentos de reta (no mínimo três segmentos). Em outras palavras, figuras planas são aquelas que possuem apenas duas dimensões: comprimento e largura. Além disso, todas as figuras planas com três ou mais lados são chamadas de polígonos.
Regiões planas são regiões fechadas na qual todos os pontos pertencem ao mesmo plano. Na geometria, estudamos as figuras (regiões) planas mais conhecidas e definidas como a circunferência, o quadrado, o triângulo.
As figuras planas têm comprimento e largura, mas não possuem profundidade. Já as figuras espaciais apresentam comprimento, largura e profundidade.
Figuras geométricas podem ser planas ou espaciais, e, nesse último caso, são chamadas de sólidos geométricos. A maior diferença entre as figuras planas e espaciais tem a ver com a quantidade de dimensões necessárias para construí-las.