Quando os valores de monócitos estão baixos, condição chamada de monocitopenia, normalmente significa que o sistema imunológico está enfraquecido, como acontece em casos de infecções no sangue, tratamentos de quimioterapia e problemas na medula óssea, como anemia aplástica e leucemia.
A redução do número de monócitos no sangue (monocitopenia) pode ser causada por qualquer coisa que diminua a contagem geral de glóbulos brancos (consulte também Neutropenia e Linfocitopenia), como infecção da corrente sanguínea, quimioterapia ou um distúrbio da medula óssea.
Em adultos, a linfocitose absoluta está presente quando a contagem absoluta de linfócitos é maior que 4.
As medicamentações que podem causar a leucopenia incluem:
A erlichiose e uma doença bacteriana que pode causar trombocitopenia (plaquetas baixas) ou leucopenia (leucócitos baixos) em decorrência da infecção dos trombócitos (plaquetas) e dos leucócitos (monócitos e polimorfonucleares) respectivamente. Há três estágios da Erlichiose: a infecção aguda, a subclínica e a crônica.
Leucocitose é o aumento das células brancas ( glóbulos brancos) além do valor médio da população observado no hemograma completo. Já a leucopenia é uma diminuição das células brancas abaixo do valor médio da população.
O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.