A arcada dentária é composta por 32 dentes, cada um possui três camadas. A primeira camada do dente é o esmalte, rico em sais minerais. A segunda camada é a dentina, mais sensível e porosa. A terceira camada é a polpa do dente, rica em nervos e vasos sanguíneos.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças, sendo que a maioria a maioria tem 32 dentes. Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).
Eles ficam mais suscetíveis a ter cárie, porque não vai contar com a proteção total. Por isso, não é nada recomendado lixar os dentes, principalmente sozinho em casa”, alerta a dentista.
Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê? Não existe idade certa, mas, geralmente, eles começam a surgir a partir dos 6 meses de vida. O mais comum é que nasçam, primeiro, os dentes do meio da boca, chamados de incisivos centrais, depois os incisivos laterais e, por último, caninos e molares.
Durante o primeiro ano de vida, nascem os primeiros dentes do bebê. Cada criança reage de uma forma e os pais precisam ser pacientes para lidar com os sintomas, que podem incluir irritação e vermelhidão na gengiva.
Assim como a data do primeiro dente, a seqüência dos outros varia, mas em geral segue uma ordem: os da frente vêm antes do que os detrás, os de baixo nascem primeiro do que seus correspondentes de cima.
Dente nascendo sintomas: sintomas da dentição