Incentivar alguém a fazer alguma coisa; impelir, instigar, encorajar: o professor incitou o aluno a estudar para a prova. Ocasionar ou possuir uma reação; estimular ou estimular-se: seu pensamento incitava-se por qualquer coisa. Gerar uma competição ou um desafio a: provocar: incitar um gato.
Significado de Plácidas Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas. Com doçura, suavidade, gentileza; suave. Etimologia (origem da palavra plácidas).
Foi às margens dele que foi declarada a Independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Plácidas: sinônimo de calmas, serenas, tranquilas.
Hoje, falaremos um pouco sobre o hino. A Figura de Linguagem HIPÉRBATO é caracterizada pela inversão sintática dos termos de uma oração. O Hino Nacional Brasileiro, por possuir inúmeras inversões sintáticas, torna-se um excelente exemplo de HIPÉRBATO.
A primeira estrofe seleciona o momento de decisão, o grito do Ipiranga, como semente do novo país. O desfecho, a Independência, não se resume à convocação do príncipe para a guerra. O conflito armado já estava desencadeado desde o ano anterior, em 1821, e só chegou ao fim no dia 2 de julho de 1823.
Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. Apresentada geralmente como sinónimo de estância, difere desta quanto ao grau da referida unidade. 1 verso - Monóstico. ...
A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D.
Muitos brasileiros começam a ter dúvidas desde a primeira estrofe da letra, “ouviram do Ipiranga às margens plácidas um povo heroico o brado retumbante”. ... Dad esclarece que há ordem inversa e personificação: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante do povo heroico.
Influenciado por militares e jornalistas, o presidente Deodoro da Fonseca decidiu que o velho Hino Nacional seria mantido — mas só a melodia, sem a letra. Durante as três primeiras décadas da República, o Hino Nacional foi destinado a ser apenas ouvido, e não cantado.
Classificação das estrofes
Cisne Branco
O sujeito da afirmação “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”. O sujeito é o termo “as margens plácidas do Ipiranga”, pois foram elas que “ouviram um brado retumbante de um povo heróico”. Devemos tomar cuidado para não confundir com o sujeito indeterminado, achando que este termo é complemento do verbo “ouviram”.
Finalmente a letra Na segunda parte do hino, as frases alteradas foram "Entre as ondas do mar e o céu profundo" por "Ao som do mar e à luz do céu profundo" e "O pavilhão que ostentas estrelado" para "O lábaro que ostentas estrelado".
Conheça a história do hino do Sevilla, considerado o mais bonito do mundo.
Salve!" - 'Paz no futuro e glória no passado'." Explicação: "Lábaro" se refere à bandeira, que possui 27 estrelas, representando as unidades federativas. Já "verde-louro" é uma das tonalidades do verde, igual à penugem do papagaio, e "flâmula" também significa bandeira.
“Os grilhões que nos forjava/Da perfídia astuto ardil…/Houve mão mais poderosa:/Zombou deles o Brasil” Houve uma mão mais poderosa (a vontade do povo) que zombou (riu, desfez-se de) dos grilhões (das amarras) de uma perfídia (astuto ardil, ou seja, uma traição bem arquitetada).