ATIVIDADES RECREATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
A recreação tem como objetivo relaxar, gastar energia, aprender, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhora as relações, enfim as atividades recreativas incitam e promove aprendizados de forma lúdica e prazerosas.
1. TRABALHAR EM EQUIPE: seja numa quadra de basquete ou num campo de futebol, no esporte de times as crianças aprendem o valor do trabalho em equipe. Quem vence ou quem perde não é o indivíduo, mas sim a equipe. Desde cedo, aprende-se a pensar em função do grupo, promovendo a união, e não apenas em si mesmo.
A prática esportiva faz bem à saúde, ajuda a manter a forma, conserva o coração jovem, combate sintomas de estresse... Não são poucos os benefícios da educação física para adultos e crianças – seja a modalidade que for, não importa a fase do desenvolvimento.
O esporte também auxilia na formação dos jovens, enquanto cidadãos, desenvolvendo noções de companheirismo e solidariedade, além de promover a interação social. ... “A prática de esportes é a principal responsável por encontrar caminhos e até proporcionar respostas que possam levar o ser humano a uma formação integral.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. ... É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.
A verdadeira essência do esporte está na superação dos limites, na grandiosidade da vitória e da derrota, na persistência para seguir em frente com coragem e determinação, na amizade, respeito, excelência, tanto dos participantes quanto dos espectadores.
A competição deve ser entre seres humanos e suas habilidades, treinos, esforços, superação pessoal, física e psíquica, enfim, com equipamentos semelhantes. Assim, os principais componentes do esporte são: desenvolvimento físico, regras definidas e competição.
Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário. ... Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. EFDeportes, n.