O nome ASCII vem do inglês American Standard Code for Information Interchange ou ”Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”. Ele é baseado no alfabeto romano e sua função é padronizar a forma como os computadores representam letras, números, acentos, sinais diversos e alguns códigos de controle.
Inserção de caracteres ASCII Para inserir um carácter ASCII, prima e mantenha o ALT enquanto digita o código de caracteres. Por exemplo, para inserir o símbolo de grau (º), prima e mantenha o ALT enquanto digita 0176 no teclado numérico. Deve utilizar o teclado numérico para escrever os númerose não o teclado.
A forma mais simples de exibir caracteres acentuados em C é usar um código para o caracter correspondente usando tabela ASCII. Vejamos um exemplo: Suponha que você deseje apresentar a frase: “O valor da variável é = ” com os caracteres devidamente acentuados usando o printf.
Como digitar caracteres especiais no Linux?
Acentuação de caracteres em C com locale. h
Há três formas de se utilizar esses caracteres especiais no windows :
Resolvendo problema da acentuação no Dev-C++ Para resolver este problema basta você usar o comando de regionalização do C para que não somente acentue as palavras corretamente, mas que mostre datas e horas em português, por exemplo. Isto é feito usando o comando setlocale da biblioteca locale.
É uma forma de reduzir a complexidade de vários if … else encadeados. É muito utilizado, principalmente para uso em estruturas de menu. O conteúdo de uma variável é comparado com um valor constante, e caso a comparação seja verdadeira, um determinado comando é executado.
O comando switch é um comando muito semelhante ao aninhamento if-else. ... O switch testa a variável, e verifica se ela corresponde ao 'case' pré-definido. O switch é utilizado na maioria das vezes em conjunto com o break, que veremos na aula abaixo.
Break – O comando break é usado em laços de repetição while, do/while, for e com os comandos switch/case. Quando usado em laço de repetição, causa uma interrupção imediata do mesmo, continuando a execução do programa na próxima linha após o laço. Isso ocorre caso a condição imposta seja atendida.
DEFAULT é uma palavra-chave reservada que podemos utilizar no Switch/Case para direcionar o programa no caso de ser digitado um valor inválido. ... O comando funciona basicamente da seguinte forma: o valor de ESCOLHA (Switch) é normalmente uma variável que contém um valor que foi digitado pelo usuário anteriormente.
Exemplo de uso do comando SWITCH em Java: Caso a 'opção' seja um char, coloque entre aspas simples '', caso seja string coloque entre aspas duplas "" e caso seja um número, não é necessário colocar nenhum tipo de aspas.
Que opção usamos no comando switch na linguagem C para executar um comando, se nenhum comando das opções case for executada? else. default. case.
Exemplo: scanf(“%f”, &salario); Explicação: este comando efetua uma leitura do teclado onde é esperada uma variável float (indicada por “%f”). O valor lido será armazenado no endereço da variável salário.
printf(“Digite uma sequencia de caracteres para ser lida:”); scanf(“%s”, ac); A função scanf lê os caracteres da entrada e coloca na área de memória correspondente a ac até encontrar (i) um espaço ou (ii) caractere de tabulação ou (iii) caracteres de delimitação de linha ou (iv) indicação de fim de arquivo.
scanf(): função responsável por ler um dado do teclado e imediatamente atribuí-lo a uma variável; printf(): função responsável por imprimir algo na tela, pode ser um texto ou o conteúdo de uma variável ou constante.
Formato: scanf("caracteres de controle", lista de variáveis); O que faz o comando: interrompe o programa e espera que o usuário digite dados de entradas. Os dados de entrada devem ser terminados com a digitação da tecla enter .
A função printf é parte de um conjunto de funções pré-definidas armazenadas em uma biblioteca padrão de rotinas da linguagem C. Ela permite apresentar na tela os valores de qualquer tipo de dado.
A função printf (abreviatura de print formatted) exibe na tela do terminal uma lista formatada de números, caracteres, strings, etc. O primeiro argumento da função é uma string que especifica o formato da impressão.
Para se ler uma string num arquivo podemos usar fgets() cujo protótipo é: char *fgets (char *str, int tamanho,FILE *fp); A função recebe 3 argumentos: a string a ser lida, o limite máximo de caracteres a serem lidos e o ponteiro para FILE, que está associado ao arquivo de onde a string será lida.
? fwrite() A função fwrite() funciona como a sua companheira fread() , porém escrevendo no arquivo. Seu protótipo é: unsigned fwrite(void *buffer,int numero_de_bytes,int count,FILE *fp); A função retorna o número de itens escritos.
Existe uma função que faz o mesmo papel da scanf e é voltada para o uso com caracteres, é a getchar(). Ela é mais simples, pois não precisar usar %c ou &, como fazemos na scanf(), e foi feito especialmente para ser usado com caracteres. Para usar, fazemos: seu_caractere = getchar();
A função getchar() retorna um valor, o caractere lido (mais precisamente, o código inteiro ASCII correspondente ao caractere). Vejamos o que acontece quando um programa trivial é executado.
Simplesmente consuma a quebra de linha! Use scanf("%c\n", &c) . Ela vai repetitivamente ler o buffer de entrada até encontrar uma quebra de linha ou até que o buffer acabe. Ou seja, vai consumir toda a linha atual.
Esse caractere (enter), ficará armazenado no buffer do teclado (um memória temporária). Em seguida, noss programa em C pede para que algo seja armazenado na variável 'letra2'. Porém, antes do C receber um novo dado do usuário, ele checa se não tem mais alguma coisa armazenada no teclado (ele sempre faz isso...
Limpando lixo da memória em C
Comando system("cls"); Limpando a tela Para utilizar o comando system("cls"); é necessário a declaração da biblioteca stdlib. h no início do programa. Sua função é limpar a tela de saída de programa que é executado no MS-DOS, ou seja, funciona como um "apagador" para tudo que já foi escrito.