Assim, o caruru poderia ajudar a combater infecções no organismo, auxiliar no tratamento de problemas hepáticos, combater a osteoporose e fortalecer os ossos e dentes, já que é muito rica em cálcio.
Quando adultas, as folhas chegam a uns 30 centímetros e eu gosto de comer pura, inteira, bem frescas, direto do pé. São amargas, mas não muito e têm retrogosto adocicado. Mas por lá o que não falta é salada feita com ela, tomatinhos caipiras, cebolinha verde e limão rosa. Às vezes vai pra panela.
Nome Científico: Cichorium intybus L. Nome Comum: Chicória. Nomes Populares: Chicória, escarola, endivia, radíquio. Família: Asteraceae.
Ótima para o sistema imunológico A nossa imunidade também se beneficia pelo consumo da chicória. A hortaliça é antioxidante, possui vitamina C e é antibacteriana, combatendo as chamadas doenças oportunistas e infecciosas.
A escarola é um tipo de chicória, caracterizada por ter folhas mais compridas e lisas. Já a chicória é caracterizada por ter folhas mais crispadas.
O almeirão é muito parecido com a escarola e tem o mesmo nome científico da chicória, diferenciando-se apenas pelas folhas mais alongadas, estreitas e re- cobertas de pelos. O almeirão (Cichorium intybus intybus) é uma variedade de chicória-comum, da família das Asteraceae.
Almeirão, couve-manteiga, escarola, espinafre ou chicória: são ricos em cálcio, magnésio, ácido fólico e fibras. Tomate e couve-flor: ricos em vitamina C. Pêssego, nectarina e mamão: fonte de betacaroteno e fibras.
Embora seja da família da alface, a escarola não é tão popular quanto a primeira, mas deveria ser, já que é uma excelente fonte de nutrição ao corpo, principalmente por ser rica em vitaminas A, do complexo B, C, além dos minerais cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, selênio e zinco.