Lepidoptera é uma ordem de insetos que inclui as borboletas e mariposas. Os lepidópteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta e são encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais.
O nome da Ordem refere-se à presença de escamas nas asas (do grego lepis = escamas, e pteron = asas). Popularmente conhecidas como mariposas e borboletas, são insetos holometábolos (com metamorfose completa), de asas membranosas, corpo e apêndices cobertos por escamas.
As borboletas são animais que, juntamente às mariposas, formam a Ordem Lepidoptera. São seres que sofrem metamorfose, ou seja, sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos. ... As borboletas ficam atentas para a textura da folha para garantir que ela não irá se quebrar após a postura dos ovos.
A joaninha passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas; a seguir se tornam pupas imóveis e por fim as joaninhas adultas com asas.
Por fim, temos os insetos holometábolos, que são aqueles que sofrem uma metamorfose completa, uma vez que o indivíduo jovem apresenta-se completamente diferente do adulto. Nesse caso, há uma forma larval, que sofre modificações até transformar-se em pupa ou crisálida, uma forma imóvel.
Holometabolismo, também denominado metamorfose completa, é um termo aplicado para nomear o tipo específico de desenvolvimento observado em um grupo de insetos que inclui quatro estágios de vida – a fase de ovo ou embrionária, a fase larval, a fase de pupa e a fase de imago ou adulta.
Um inseto é um pequeno animal desprovido de esqueleto interior, provido de três pares de patas articuladas com o tórax e que respira por traquéias. Já os aracnídeos são classe de artrópodes desprovidos de antenas, com quatro pares de patas ambulatórias.
As borboletas eclodem de ovos como lagartas. Nessa fase de crescimento, as lagartas comem praticamente o dia todo para reunir a energia necessária para o processo de metamorfose. Após passar sua fase de lagarta, a borboleta entre em seu casulo e seu corpo é praticamente totalmente liquefeito.
Os insetos são organismos que possuem sexos separados, reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas. ... Da larva surge uma pupa ou crisálida, etapa na qual o organismo fica alojado no interior de um casulo passando por transformações que resultaram na formação de um organismo adulto.
A principal diferença no desenvolvimento embrionário entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos é em relação ao tipo de segmentação que o ovo passa. ... Enquanto que os ovos telolécitos passam por uma segmentação meroblástica discoidal, forma discos sobre a massa do vitelo.
No desenvolvimento direto, um organismo nasce muito semelhante ao indivíduo adulto. O seu corpo não sofre modificações extremas, havendo, principalmente, o crescimento do organismo. Como exemplo de organismos com desenvolvimento direto, podemos citar as aves e os mamíferos.
No desenvolvimento direto o ser vivo já nasce muito parecido com o adulto. Ao crescer ele apenas desenvolve as características físicas que já estão nele. ... Já no desenvolvimento indireto o ser nasce e passa por algumas fases com a anatomia bem diferente do que ele vai ser quando se tornar adulto.
Tem mais depois da publicidade ;) Durante esse desenvolvimento, observa-se uma mudança mais acentuada na aparência do organismo. Essas modificações são chamadas de metamorfose e são essenciais para o indivíduo tornar-se um adulto. A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto.