Muitas vezes o motivo do peixe ficar no fundo do aquário é mesmo uma doença. Sendo algumas das mais comuns o ictio e os distúrbios da bexiga natatória. A bexiga natatória é um órgão que auxilia os peixes na sua capacidade de flutuar.
Muito frequentes nos aquários, as doenças causadas por parasitas também têm sintomas característicos, portanto, fique atento a esses sinais de peixe doente:
O uso do alho em aquários possui algum benefício? Conforme já mencionado, o alho é um grande potencializador do apetite, ou seja, pode ser utilizado na ração para alimentar peixes recém-adquiridos. ... Para este fim, qualquer forma pode ser utilizada.
Podem aparecer fungos na região atacada. Tratamento: o ideal seria tratar com antibiótico (por exemplo, terramicina) em aquário hospital. No aquário principal, aumentar a oxigenação, e tratar com Fungicida e Bactericida e Parasiticida. Aumentar 2° a temperatura da água, até no máximo 31°.
Instruções de Uso: Calcule o volume de água do aquário, adicione 20 gotas de Bactericida e Fungicida para cada 30l de água no aquário. A dose precisa ser repetida a cada 24h por um período de 5 dias, recomendamos utilizar também quando houver suspeitas de infecções.
Os bactericidas (ou ainda, germicidas ou microbicidas) são antibióticos com o ponto cresce que destroem a bactéria, por meio de diversos mecanismos, destruição da parede celular, inibição da síntese proteica, inibição na síntese do ácido fólico, eliminando a bactéria.
DICAS PARA DESINFECTAR SEU AQUÁRIO. Desinfecção de todo aquário (pedras, plantas, enfeites, e acessórios) Obs.: Antes, coloque os rebentos numa água limpa e com aeração. Esvazie o aquário, lave tudo normalmente, faça as pedras separadamente. Coloque todos os objectos de volta, complete com água e coloque CLORO!
Para um tratamento eficaz, você deve retirar o peixe do aquário assim que notar a presença da doença, e transferi-lo a outro ambiente onde irá medica-lo, mantenha a temperatura do aquário hospital em 30ºC, manter o aquário em um ambiente escuro, já que o Ictio não se reproduz na escuridão, aeração forte, remédios ...
Para prevenir o problema, “não introduza peixes infectados, não deixe o aquário sem iluminação e não deixe ocorrer quedas bruscas na temperatura da água”, recomenda a Dra. Erika Hayashi.
Para higienizar o conteúdo do aquário, simplesmente ferva-o. O cascalho, decorações, tudo o que possa caber em uma panela de água fervente deve ser feito. É especialmente importante para decoração como troncos, que é o porto perfeito para bactérias e fungos, pois é tão poroso.
6 dicas para deixar a água do aquário cristalina
Siga nosso passo a passo para limpar o seu aquário:
Como fazer a limpeza do aquário
15 dias
Como limpar o vidro interno do aquário Comece dando uma boa limpeza no vidro interno por com um raspador \ esponja de algas. Há uma grande variedade de raspadores de algas no mercado, desde raspadores de cabo longo até raspadores magnéticos, você pode encontra-los em qualquer loja de aquarismo ou pela internet mesmo.
O melhor a fazer é sempre utilizar água filtrada de um filtro Deionizador ou de Osmose Reversa. Esses filtros purificam quase 100% da água de torneira, retirando dela qualquer traço de poluente.
Geralmente o excesso dessas algas se deve ao fosfato presente na água.. Porem é normal ter que limpar os vidros na semana.
O vidro esverdeado é um alerta de que há algas microscópicas em exagero no ambiente do aquário. Elas evidenciam que o sistema do aquário está em desequilíbrio. ... Por isso, é importante a presença de moluscos, do tipo Turbo Snail, que varre o vidro do aquário, alimentando-se das algas que estão ali grudadas.
A água esverdeada ocorre devido a um excesso significativo de luz (principalmente luz solar direta) ou a um grande problema de qualidade da água. Embora possa parecer terrível, não é tóxica para os peixes.
Para isso temos duas soluções: efetuar a limpeza manualmente ou construir uma "equipe de limpeza". Colônias de lodo, na tampa de vidro do aquário. O jeito mais simples de efetuar uma limpeza manual é utilizando uma esponja dupla face.
Use apenas uma esponja nova e limpa Tudo para evitar que eles contaminem a água e consequentemente envenenem o seu peixe. "Aquela água que fica mais no fundo e nas paredes do aquário, que vai pegando o limo, você lava com uma esponja nova e que nunca tenha levado detergente. Tem que ser realmente uma esponja novinha!
Em aquários, o uso de algicida para combater um "bloom" (explosão) de algas deve ser seguido por uma troca parcial de água, que pode chegar até 50% do volume do aquário, e pela colocação de uma dosagem ´preventiva do algicida usado no aquário.
Para evitar as algas verdes