A hidrólise da sacarose A hidrólise é responsável por quebrar a ligação glicosídica, separando a sacarose em suas duas unidades (glicose e frutose) em proporções iguais. Essa reação é chamada de inversão da sacarose e resulta em um líquido muito mais doce do que a sacarose em si.
As enzimas invertases quebram a sacarose em hexoses, disponibilizando às células carbono e energia para os processos de respiração e síntese de compostos diferenciados.
Carboidratos da dieta habitual
É o mais abundante dos açúcares, constituído por glicose e frutose e que resulta no açúcar alimentar de beterraba, de cana ou de ácer. Para além de alimento, a sacarose serve como edulcorante e excipiente (para comprimidos). ...
Xaropes são preparações aquosas concentradas de açúcar ou um substituto, com ou sem adição de fármacos ou flavorizantes. ... A função da sacarose no xarope é promover a estabilidade microbiana, com a concentração próxima à saturação máxima; sabor mais doce e mais viscoso; aporte calórico.
Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos. Açucares formados pela união de duas unidades de monossacarídeos, como, por exemplo, sacarose, lactose e maltose.
Os aminoácidos podem se unir por ligações peptídicas, formando peptídeos e proteínas. Quando há a união de poucos aminoácidos são considerados oligopeptídeos e quando muitos estão unidos o produto é chamado de polipeptídeo.