A cólera é causada por uma infecção no intestino provocada pela bactéria vibrio cholerae. A bactéria faz com que as células que revestem o intestino produzam uma grande quantidade de fluidos que causam diarreia e vômitos.
Vibrião, ou vibrio é um tipo de bactéria dotada de mobilidade, em forma de bastonetes curvos, como uma vírgula. As células podem se ligar uma à outra, formando a letra "S".
Significado de Vibrião substantivo masculino Zoologia Bacilo de corpo em forma de bastonete encurvado: o vibrião do cólera.
A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa.
A tuberculose surgiu na África há 70 000 anos – e a doença possui uma trajetória evolutiva próxima a dos seres humanos. É o que concluiu um estudo internacional que analisou 259 amostras da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da doença.
O termo varíola (do latim varius = mancha ou varus = pústula), foi utilizado pela primeira vez, em 452, pelo bispo Marius de Avenches. smallpox (pústula pequena) só passou a ser utilizado no século XV, quando a sífilis foi descrita como uma nova doença exantemática e denominada greatpox (pústula grande).
Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Até as múmias egípcias têm marcas na pele que sugerem varíola. Foi a doença precursora das vacinas, tanto antigas quanto modernas, uma vez que as pessoas perceberam que só contraíam varíola uma vez na vida.
8 de maio de 2020 – Em 8 de maio de 1980, a 33ª Assembleia Mundial da Saúde declarou oficialmente: "O mundo e todos os seus povos estão livres da varíola". A declaração marcou o fim de uma doença que atormentou a humanidade por pelo menos 3 mil anos, matando 300 milhões de pessoas somente no século XX.
A gripe espanhola não tinha cura, mas a doença desapareceu entre o final de 1919 e princípios de 1920, não tendo sido registrados mais casos da doença desde essa época.
A Peste Negra devastou a Europa por três anos antes de continuar na Rússia, onde a doença estava presente em algum lugar do país 25 vezes entre 1350 e 1490. As epidemias de peste devastaram Londres em 1563, 1593, 1603, 1625, 1636 e 1665, reduzindo a sua população entre 10 a 30% durante esses anos.
A peste negra foi um surto de peste bubônica que atingiu a Europa ao longo do século XIV, resultando na morte de, pelo menos, 1/3 da população. Os historiadores acreditam que a peste negra surgiu na Ásia Central. ... A partir do século XIV, ela se espalhou por terra e por mar pelo Oriente.
Nos primeiros séculos, os judeus eram vistos pelos cristãos como pecadores, porque foram eles que pediram a morte de Cristo. ... Na Alemanha, em 1349, vários judeus foram injustamente acusados de terem causado a Peste Negra e acabaram por confessar, mediante tortura, que tinham envenenado poços de água.
Os ratos não foram os culpados pela propagação da peste bubônica na Europa do século 14, no surto que ficou conhecido como peste negra. Até então, acreditava-se que os roedores e suas pulgas tivessem sido responsáveis pela transmissão da praga, levando a uma série de surtos no Velho Continente dos séculos 14 a 19.