Ciências naturais – estudo das caraterísticas físicas da natureza e das maneiras como aquelas interagem, mantêm e/ou alteram a natureza. Ciências sociais – estudo das caraterísticas sociais dos seres humanos e das maneiras como aquelas interagem, mantêm e/ou alteram a sociedade.
Para isso, Comte estabelece o Método Sociológico, o qual consiste em uma análise dupla pautada na Estática e na Dinâmica sociais. A Estática Social consiste em estudar as Instituições Sociais responsáveis por manter a Ordem, sendo elas a Família, a Religião, a Propriedade, o Estado e a Linguagem.
A História Social é um dos principais ramos da pesquisa histórica, que tem como principal objetivo compreender a evolução da sociedade ou de um dos seus componentes no decorrer do tempo. Sua definição e sua abordagem evoluíram constantemente de acordo com o tempo e com os historiadores que se dedicaram a ela.
As ciências sociais é um conjunto de disciplinas que estuda o comportamento social dos indivíduos. As principais ciências sociais é a: Sociologia, Antropologia, Ciência Politica e a Economia. Existem outras distintas, porem, as principais são essas citadas.
1) As três áreas das ciências sociais são: sociologia, antropologia e ciência política.
O homem estimula o desenvolvimento da sociedade, dando forma a signos, valores, grupos sociais que se desenvolvem na medida que o meio cresce....
Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência.
10-Qual o principal papel de cada uma das ciências envolvidas no tripé educacional? R:Neurociência, no conhecimento sobre a teoria do funcionamento cerebral e de desenvolvimento; psicologia, na prevenção e orientação para pais e professores; pedagogia, com a didática e metodologias de sala de aula.
Todo exercício da ciência parte de algum conhecimento vulgar, mas, como todo conhecimento vulgar é findável, cabe ao meio científico a exclusiva responsabilidade de ultrapassar os limites do saber, uma causa de extrema importância que o senso comum não compartilha.
O conhecimento científico é objetivo e costuma usar linguagem rebuscada. Com isso, a ciência acaba se opondo ao senso comum, pela necessidade de comprovação de teorias oriundas de estudos e pesquisas. Embora seja comprovado, é um conhecimento provisório visto que ao ser testado com frequência pode ser reformulado.
A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.