“A avaliação de cargos é o processo através do qual se aplicam critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos. ... A avaliação e classificação dos cargos constituem as técnicas tradicionais para definir uma estrutura de salários consistente”.
Método de Pontos 2. Ordenação dos cargos: todos os cargos devem ser pontuados levando em consideração alguns fatores. Esta pontuação que aponta a hierarquia dos cargos: mais pontos = cargo mais importante.
ESCALONAMENTO SALARIAL. De acordo com o art. 7º , V da CF/88 , o piso salarial deve ser proporcional à extensão e a complexidade do trabalho.
No método de escalonamento, o sistema mais simples de avaliação de cargos, estes são hierarquizados de acordo com suas dificuldades, responsabilidades e/ou requisitos, e comparados de forma global, influenciados pelos salários atualmente recebidos por seus ocupantes.
OBJETIVOS
È imprescindível a qualquer empresa a administração de um Plano de Cargos e Salários, pois a falta dessa estruturação pode se tornar um grande problema. ... Gestão estabelecida pela alta administração, visando a não obtenção de prejuízo no pagamento de seus funcionários.
Dessa forma, a remuneração variável estimula a produtividade dos profissionais, trazendo mais lucro para a própria empresa. Há também o estímulo na atração de novos talentos. Os melhores profissionais do mercado de trabalho querem ser recompensados de acordo com o seu desempenho, e não de maneira genérica.
Um adequado sistema de recompensa é aquele que se faz justo e objetivo na percepção dos seus destinatários, uma vez que a recompensa é o elemento fundamental na condução das pessoas em termos de retribuição e reconhecimento do seu desempenho na organização.
É o salário acrescido dos benefícios sociais. Já a remuneração variável é a recompensa. Ela varia conforme a performance de cada colaborador, da equipe, ou da empresa como um todo. Por definição, a remuneração variável deve estar atrelada a metas, ou seja, à medição do desempenho profissional em um período de tempo.
A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas e incentivos que complementa o salário fixo do colaborador. Trata-se de uma remuneração relacionada ao desempenho profissional de uma pessoa ou de equipes.
Remuneração variável: vantagens e desvantagens
Portanto, a remuneração variável deve ser vista como uma forma de comprometer as pessoas e não como uma forma de comprá-las. Uma das principais razões para a utilização da remuneração variável é vincular a recompensa ao esforço realizado para conseguir determinado resultado.