24
As formas oxidadas encontradas são: crômio(0), crômio(III) e crômio(VI). O crômio(III) é natural no meio ambiente, o crômio(VI) e crômio(0) são geralmente produzidos por processos industriais, principalmente, na fabricação de ligas metálicas. O estado trivalente (Cr3+) é a forma mais estável sob condições de redução.
Todo átomo possui valência, até mesmo o Cromo. Mas qual é a valência do Cr? O átomo Cr possui valência 2,3,6.
De modo específico, as principais utilizações do elemento químico cromo, tanto industriais como laboratoriais, são: Na metalurgia, a fim de aumentar a resistência do material à corrosão, em vista de dificilmente oxidar, e para proporcionar um acabamento brilhante.
O cromo é um nutriente que pode encontrado em alimentos como carne, cereais integrais e feijão, e atua no organismos aumentando o efeito da insulina e melhorando o diabetes.
Assim, apenas dois estados são encontrados na natureza , o Cr (III) e o Cr(VI). Sob a forma de Cr(III), atua como micronutriente essencial para o metabolismo de carboidratos e lipídios (SCHROEDER, 1968) e na forma de Cr (VI) como agente carcinogênico e genotóxico (LEONARD et al, 1984; LEVY & VENITT, 1986).
Quando há carência de cromo, o organismo entende que não há glicose suficiente em circulação. Daí dispara a mensagem para o hipotálamo, região do cérebro responsável pelo apetite, de que precisa de mais carboidratos para fazer a taxa de açúcar subir rapidamente.
O uso do picolinato de cromo deve ser feito de acordo com a indicação do médico ou nutricionista, mas geralmente consiste na ingestão de 1 cápsula por dia antes de uma das refeições principais, devendo a duração do tratamento ser indicado pelo profissional de saúde.
Tempo médio de resposta 10 minutos.
A ingestão diária e segura de cromo em adultos está estimada em 50 a 200 mg/dia e apesar de ser considerado um elemento essencial não existe uma RDA (Recommended Dietary Allowance) específica para cromo (Clarkson, 1997, Lukaski, 2000).
Paula Hertel também lembra que diabéticos que tomam medicamentos para baixar a glicemia não devem tomar picolinato de cromo, sob o risco de ter hipoglicemias. Além disso, nunca se deve tomar o mineral em jejum, pela mesma chance de baixar demais a glicemia.
Composição e Modo de Usar
O Picolinato de Cromo aumenta substancialmente os músculos e diminui a gordura do corpo ao ajudar os aminoácidos a se incorporarem à massa muscular e a gordura se transforma em energia.
Ele é um suplemento alimentar que atua no controle da insulina, ajuda a emagrecer e fornece energia ao corpo. Sendo essencial para o organismo, o picolinato de cromo pode ser usado no tratamento de diabetes, obesidade, colesterol e envelhecimento, mostrando bons resultados quando acompanhado de atividades físicas.
O Picolinato de Cromo é indicado em caso de carência de cromo no organismo e para contribuir para o emagrecimento mas também pode ser usado como suplemento nutricional para baixar o colesterol e os triglicerídeos altos, diabetes melito e diabetes "não insulino" dependente e obesidade.
Mas, como nem tudo são flores, a L-carnitina não deve ser consumida por quem tem hipotireoidismo, gestantes e epilépticos, e o picolinato de cromo não é indicado para quem tem tendência a hipoglicemia.
O cromo, como composto inorgânico, possui uma absorção baixa, porém na forma de composto orgânico, como nicotinato e picolinato, é melhor absorvido, motivo pelo qual a suplementação ocorre normalmente na forma de picolinato.
A função primária do cromo é potencializar os efeitos da insulina e, desse modo, alterar o metabolismo de carboidratos, li- pídios e aminoácidos. Além disso, a suplementação com cromo tem sido utilizada com a finalidade de promover aumento de mas- sa muscular e diminuição da gordura corporal.
Existem alimentos fontes de cromo tais como: brócolis, nozes, fígado, ameixa, maçã com a casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e até mesmo o vinho. Ainda existem estudos a respeito da quantidade ideal a ser consumida, porém o ideal é que não ultrapasse 200 mcg.
O seu uso alimentar principal é servir como fonte de crómio em suplementos alimentares para satisfazer as necessidades do mesmo e prevenir carências nutricionais. O crómio é um mineral essencial necessário para o metabolismo normal da glicose e dos lípidos, e o seu consumo pode melhorar o funcionamento da insulina.
Lipomax Cromo funciona aumentando o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, o que pode contribuir para diminuir o peso corporal. Além disso, ele evita que você perca massa magra.